A síndrome de Kartagener ou discinesia ciliar primária, síndrome dos cílios imóveis ou síndrome do cílio discinético é parte de um grupo de doenças respiratórias devidas a alterações no funcionamento dos cílios (discinesia ciliar primária). Se a discinesia ciliar primária se apresenta junto com situs inversus se denomina síndrome de Kartagener.
Os cílios são como alguns pequenos pelos que se encontram na superfície das células das vias respiratórias que com seus movimentos coordenados de varredura mobilizam o muco para o exterior. Também os podemos encontrar nos ouvidos, onde mobilizam a cera, e no aparelho reprodutivo, onde permitem o movimento dos espermatozoides e do óvulo através do útero.
Foi visto que os cílios participam no desenvolvimento embrionário correto, por isso que uma falha destes pode provocar situs inversus. As pessoas afetadas com situs inversus total tem os órgãos internos (coração, fígado, baço e intestino) no lado oposto do corpo.
A síndrome de Kartagener é causada por alterações (mutações) em diferentes genes responsáveis pelas proteínas ciliares. Estes são herdados de forma autossômica recessiva, ou seja, para estar afetado o indivíduo deve ter duas cópias do gene defeituoso, uma de cada progenitor.
Alguns dos genes são afetados são o DNAI1 localizado no cromossomo 9 (p21-p13 9) ou o gene DNAH5 localizado no cromossomo 5.
Tem uma incidência de um caso por cada 20.000 ou 40.000 nascimentos.
Leia também: "As Doenças Respiratórias Mais Perigosas do Mundo".
Os sintomas podem variar em gravidade de acordo com o defeito em cada paciente e a quantidade de cílios afetados. Estes incluem:
O diagnóstico inicial é clínico, com base nos sintomas mencionados anteriormente.
Para confirmar o diagnóstico são examinados no microscópio eletrônico amostras (biópsias) dos tecidos afetados, onde são apreciadas malformações nos cílios. Apesar disso, não se encontram defeitos nos cílios em todos os pacientes com sintomas.
Também pode ser feito um estudo genético para detectar os genes afetados.
Como é uma doença hereditária não tem cura. O tratamento destina-se a tratar os sintomas de cada pessoa. Pode ser utilizado:
O prognóstico varia dependendo da gravidade da síndrome, do momento do diagnóstico e do tratamento aplicado. As infecções crônicas da infância podem ser muito debilitantes, apesar disso, com bom tratamento é possível retardar a progressão da doença pulmonar e evitar outras complicações, como a perda de audição.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.