Uma doença que afeta diretamente os ossos é a osteomielite, a qual basicamente é uma infecção severa dos ossos causada por bactérias que enfraquecem a medula óssea. Em sua maioria a doença se inicia com uma infecção que pode ocorrer a partir de um corte profundo e, possivelmente, se estende eventualmente até outras partes dos ossos.
A bactéria pode se alojar desde a pele e ir se irradiando para os músculos, chegando a infectar os tendões e ocasionando úlceras nos pés, no caso dos adultos que a sofrem, estes se veem mais afetados na região da pélvis e coluna vertebral; no caso das crianças se apresenta mais em ossos longos.
A bactéria que produz esta doença é chamada Staphylococcus aureus, com certeza você já escutou esse nome em algum momento da vida. A infecção é produzida por essas bactérias ou fungos que se propagam chegando a corrente sanguínea.
É importante prevenir este tipo de doença que é muito grave, já que a pessoa que sofre começa a ter fortes dores nos ossos, febre, perda de peso e no pior dos casos, se a infecção não é controlada a tempo, é possível chegar a sofrer uma amputação do membro para evitar a propagação da mesma.
Esta doença costuma se apresentar mais em crianças pequenas e nos adultos, alguns dos tratamentos que podem ser utilizados para aliviar e curar esta doença são os antibióticos, que atuam de forma rápida e atacam diretamente a infecção.
Por isso, a principal recomendação é consultar um especialista que irá administrar os antibióticos correspondentes. Estes antibióticos costumam ser administrados por via intravenosa para que tenham um efeito muito mais eficaz, já que chegam diretamente à corrente sanguínea.
O tratamento antibiótico é determinado pelo médico mediante uma biópsia óssea, onde se detecta qual é a bactéria ou germe que infectou a área, em seguida, o médico seleciona o antibiótico correspondente para atacar esta infecção. Este tratamento é usado de 4 a 6 semanas para poder dissolver a contaminação. Os efeitos colaterais que produzem esses antibióticos são náuseas, vômitos e diarreia.
Outra recomendação para osteomielite é realizar sessões de drenagem. O médico pode drenar a área infectada, retirando o líquido ou pus acumulado em resposta à infecção. Além disso, em alguns casos se retira objetos estranhos, estes podem ser pregos, parafusos, placas cirúrgicas.
Leia também: "Fortalecer os Ossos – Alimentos Para Fortalecer os Ossos".
Apesar da existência de tratamentos médicos avançados realizados por especialistas para melhorar a infecção e a qualidade de vida dos pacientes, também existem alternativas naturais como remédios caseiros que ajudam a reduzir a infecção.
Outro remédio para a osteomielite é o mel, já que é antibacteriano e antifúngico. O mel pode ser colocado sobre a ferida, o melhor é que também ajuda a reduzir a dor.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.