É importante que as feridas, tais como cortes e abrasões, tenham uma desinfecção e limpeza adequadas, para evitar a inflamação e infecção das mesmas. Por isso, a partir do nosso site de saúde queremos compartilhar com vocês algumas dicas para desinfetar uma ferida.
A pele funciona como uma barreira protetora contra bactérias e outros patógenos, mas se essa defesa se rompe, as bactérias podem entrar na ferida e se multiplicar, expondo esta última a um perigo mais grave. Por esse motivo, é importante conhecer a maneira correta de limpar e desinfetar uma ferida.
Considere as seguintes recomendações sobre como desinfetar corretamente uma ferida:
Antes de tocar a ferida, certifique-se de ter lavado bem as mãos com água morna e sabão, secando-as com papel descartável. Prepare todos os materiais necessários para a desinfecção da ferida e esterilize objetos como pinças com água fervendo.
Se você vai estar em contato com a ferida de outra pessoa, é importante o uso de luvas de látex depois de lavar as mãos para evitar a propagação da infecção.
Se é um pequeno corte ou ferida, lave a área com sabão e água corrente. Se a ferida é grande e profunda, será mais prudente utilizar um desinfetante apropriado, como água oxigenada ou clorexidina.
Se você não tem uma solução desinfetante à mão, você pode usar um desinfetante de emergência: com sal dissolvido em água fervida. Nunca use álcool puro ou iodo em uma ferida aberta, já que podem danificar os tecidos, mas você pode usá-los com cuidado para limpar e desinfetar a pele em torno da ferida.
Se a ferida aberta está contaminada, será de grande utilidade usar uma pinça estéril para retirar qualquer resíduo incrustado na ferida e, assim, impedir um maior crescimento das bactérias.
Uma vez que você limpou a área, pode aplicar sobre a ferida, use um anti-séptico e siga com um creme antimicrobiano.
Embora o ideal seja deixar que a ferida seque ao ar, existem áreas nas quais será necessário colocar um curativo sobre a ferida para mantê-la limpa e evitar mais resíduos na área mais vulnerável, trocando o curativo regularmente para que a ferida não se torne muito úmida ou muito seca, e a aplicação de um desinfetante, se necessário.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.