É uma planta que cresce em terras úmidas. Suas folhas são largas e enrugadas e suas flores são amarelas. São ricos em calorias, ferro, potássio, cálcio, fósforo, sódio, e vitaminas.
Os antigos utilizavam o repolho unicamente como planta medicinal.
Os grandes médicos da Grécia antiga tinham por ele uma grande estima.
Crisipo escreveu um tratado inteiro e Pitágoras elogiou suas virtudes, enquanto Hipócrates o prescrevia para curar a diarreia e as cólicas.
Na Roma imperial, o tomavam também ao final dos seus famosos banquetes para amenizar os efeitos do álcool.
Propriedades Curativas
Devido à sua riqueza em minerais, possui virtudes remineralizantes, antianêmicas e reconstituintes. Por isso, são amplamente utilizados para combater a anemia e fraqueza. No entanto, deve-se evitar, nesses casos, o seu cozimento já que destrói a sua grande riqueza em clorofila, que no corpo humano se transforma em hemoglobina e se recomenda para as pessoas que têm essas condições que tomem o repolho cru ou em suco.
Da mesma forma, o repolho combate as doenças respiratórias (asma, rouquidão, perda de voz, catarro e dores nos pulmões) e também dissolve pedras nos rins e diminui as dores reumáticas. É utilizado contra a queda de cabelo, alcoolismo e contribui para melhorar as desordens intestinais e digestivas.
Também tem propriedades cicatrizantes e curativas de infecções de pele, retirando as toxinas talvez devido a mucilagem, enxofre e vitaminas que possui.
Leia também: "Benefícios do Repolho Para Prevenir o Câncer".
Remédios Populares Com Repolho:
- Para restaurar a voz perdida (rouquidão): prepare uma salada de repolho cru com azeite de oliva, limão e um pouco de sal, e coma três vezes ao dia com os alimentos.
- Contra as dores reumáticas, prepare um cataplasma de repolho. Para isso, utilize as folhas maiores e verdes do repolho. Corte as veias centrais e coloque uma sobre a outra as esmagando ligeiramente com um rolo ou uma garrafa, de modo que o suco saia delas. Para aquecê-las um pouco você pode passar por cima delas um ferro quente. Aplique diretamente sobre a área afetada durante 2 a 4 horas.
Em casos graves, esta operação deve ser repetida duas ou três vezes ao dia. O cataplasma da noite pode ser mantido até a manhã seguinte e é realizado por meio de ataduras de algodão.
- Na forma de suco se usa em casos de conjuntivite, acne e dermatite. Para isso, coloque várias folhas de repolho num liquidificador e do suco obtido tome um copo durante o dia. Pode ser misturado com suco de cenoura para atenuar o sabor forte. Pode também ser aplicado externamente, com uma bola de algodão nas espinhas.
- Em casos de úlceras, feridas infectadas e eczema, etc. A aplicação de cataplasmas de repolho (o qual se prepara como no caso descrito acima contra as dores reumáticas) pode causar uma piora temporária e o reaparecimento das dores. Isto se deve a ação altamente depurativa da planta e ao seu efeito estimulador da regeneração celular.
Se isso acontecer, prossiga com a aplicação de emplastros mais afastados uns dos outros e de menor duração, limpando cada vez o pus e o sangue preto que eventualmente venham à superfície. Também nestes casos, resulta positivo, a aplicação alternada de emplastros de argila e de repolho.
- Para parar a queda de cabelo e fazê-los crescer, esfregue diariamente com o suco das folhas de repolho.
- Para combater o alcoolismo, se extraí uma garrafa de suco de repolho e se mistura com meia garrafa de vinagre e tome um pequeno copo antes das refeições até notar os seus melhores resultados.
Receita Para Uma Alimentação Saudável Com Repolho
Salada de repolho:
Os ingredientes são metade de um repolho de tamanho regular, três cenouras, uma cebola pequena, uma maçã, uma colher de sopa de açúcar, quatro passas, maionese, suco de limão, mostarda americana, sal e pimenta.
Deve-se lavar muito bem o repolho e cortar em tiras finas, assim como a cenoura, a maçã e a cebola. Uma vez sem casca, devem ser colocados em uma tigela e espremer em cima o suco de meio limão. Misture bem e deixe.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.