A queda de cabelo ou alopecia androgenética afeta principalmente os homens, sendo as principais causas a genética e o aspecto hormonal (principalmente por causa de um hormônio chamado dihidrotestosterona). A área mais afetada é a região frontotemporal (as chamadas "entradas") e a região occipital (a coroa).
Existem outros fatores que também podem influenciar na perda de cabelo, como os emocionais (depressão, ansiedade, etc.), infecções e estados febris prolongados, dietas com deficiências nutricionais, etc.
Tudo o que for mencionado anteriormente dá lugar a uma perda da vitalidade e falta de nutrientes que chegam as raízes capilares, provocando a queda de cabelo.
Os primeiros sintomas que apresenta este transtorno são uma recessão bitemporal da linha de inserção do cabelo na região frontal (entradas), e, em seguida, ocorre um afinamento difuso do cabelo no setor posterior da cabeça. Em alguns casos, foi possível constatar uma perda massiva, tanto na densidade como na espessura do cabelo.
Quanto às mulheres, é importante notar que estas também sofrem de queda de cabelo ou alopecia feminina embora, geralmente, menos perceptível. Como no caso dos homens, essa perda pode ser devido ao estresse, uma inadequada nutrição, entre outros.
A maioria das pessoas não observam os sintomas até que se tornam realmente notórios.
A seguir, apresentamos os nutrientes e os alimentos que facilitam o crescimento do cabelo e combatem a sua queda especialmente quando se deve a um déficit alimentar.
Leia também: "Os Alimentos Mais Saudáveis Para o Cabelo".
Nutrientes Para Combater a Queda de Cabelo
- Vitaminas do complexo B: este grupo de vitaminas resulta importante para a saúde e o crescimento do cabelo. É possível encontrar em alface, repolho ou couve, entre outros.
- Vitamina C: esta vitamina favorece a circulação no couro cabeludo. Pode ser encontrada na couve ou repolho, brócolis, salsa, frutas cítricas (limão, laranja, toranja, etc.), kiwi, morangos, entre outros.
- Vitamina E: este nutriente facilita o crescimento do cabelo e é encontrado no abacate, gérmen de trigo, espinafre, aspargos e cenoura.
Quanto às plantas, a urtiga, o alecrim, a sálvia e a alfafa podem ser utilizadas como ingredientes em infusões e sucos que ajudam não apenas a evitar a queda de cabelo, mas também a melhorar a circulação para a cabeça, o que facilita para que a raiz do cabelo obtenha os nutrientes necessários para o seu crescimento.
Receitas de Sucos Para Queda de Cabelo
Suco Para Queda de Cabelo # 1
Ingredientes
- 2 laranjas
- 1 raminho de salsa
- 1 colher de chá de brotos de alfafa
- 1 colher de chá de mel de alecrim
Preparação: Extraia o suco das laranjas e coloque no liquidificador junto com o resto dos ingredientes. Bata por alguns instantes e tome este suco diariamente.
Suco Para Queda de Cabelo # 2
Ingredientes
- Um punhado de espinafre
- 3 folhas de alface
- 2 cenouras grandes
Preparação: Lave todos os ingredientes e, em seguida, corte as cenouras em pedaços. Coloque no liquidificador e bata até que esteja bem integrado. Tome um copo diariamente.
Suco Para Queda de Cabelo # 3
Ingredientes
- 1 maçã
- 2 kiwis
- Uma colher de sopa de gengibre em pó
- 1 colher de chá de mel de alecrim
Preparação: Lave e corte a maçã e os kiwis. Colocar no liquidificador, junto com o gengibre e bata. Despeje em um copo e adicione o mel de alecrim.
Suco Para Queda de Cabelo # 4
Ingredientes
- 1 punhado de folhas de urtiga verde
- 3 colheres de sopa de flocos de aveia
- 1 colher de sopa de canela
Preparação: Lave as folhas de urtiga e coloque em um liquidificador junto com a aveia e a canela. Bata, se você quiser, com um pouco de água, até que fique integrado. Tome 1 vez por dia.
Leia também: "Saiba os Alimentos Que Danificam o Cabelo".
Recomendações:
- Praticar a posição de yoga chamada 'sobre os ombros' ou 'a vela’ também é adequado.
- Massagear todos os dias o couro cabeludo com feno-grego ou gengibre em infusão ou azeite.
- Realizar massagens no couro cabeludo com os óleos de lavanda, alecrim, sálvia, cedro e patchouli.
- Use remédios homeopáticos como Phosphoricum acidum para queda de cabelo depois de uma aflição e com exaustão, Selenium para o couro cabeludo ressecado ou dolorido e a perda de pelo corporal, além da cabeça, ou Sépia quando estiver relacionada com a menopausa ou o parto.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.