No mundo do esporte e da vida saudável, todas as pessoas têm um objetivo comum que é o de manter a boa saúde. Mas além deste objetivo, algumas realizam seus treinamentos por estética, outros para melhorar em uma disciplina esportiva e, por vezes, não sabemos muito bem como combinar treinamentos de força e resistência, sem morrer na tentativa.
Em primeiro lugar, cabe destacar que os objetivos de treinar força e resistência são totalmente diferentes. Isto é, um atleta específico de força, normalmente, não terá uma grande resistência e vice-versa. No entanto, você pode conseguir chegar a um meio-termo, que do nosso ponto de vista é fundamental e é onde se encontra o equilíbrio.
Priorizar a força ou a resistência?
Em primeiro lugar e o passo mais importante, é escolher para qual queremos dar prioridade, se desejamos dar prioridade à força, devemos nos concentrar mais em treinamento de força, no entanto, se desejamos treinar a resistência, devemos nos concentrar no treinamento para ganhar resistência.
Por exemplo, se queremos treinar para realizar um triatlo, uma travessia ou uma corrida, está claro que a nossa prioridade será a resistência, sem qualquer dúvida. Mas, enquanto a maior parte dos treinamentos deve ser de resistência, não devemos deixar para trás a força, já que um bom planejamento de um treinamento de força também nos ajudará a melhorar a corrida, natação ou ciclismo.
Outra disciplina que está na moda e da qual já falamos em alguma ocasião, é a do Crossfit. Não devemos esquecer que esta disciplina não é a mais ideal, se o que buscamos é ganhar massa muscular, mas desde o nosso ponto de vista, é um esporte que nos obriga a ser funcionais e, finalmente, ter um equilíbrio, mantendo força e tendo grande resistência cardiovascular.
Quantos dias devo treinar?
Depende dos nossos objetivos, do nosso estado de forma e do nosso estilo de vida, devemos treinar mais ou menos dias, no entanto, tenhamos o tempo que tenhamos, sempre podemos treinar, apenas demoraremos mais ou menos para conseguir atingir os nossos objetivos esportivos.
Se quisermos nos preparar para um campeonato e começamos a praticar exercício, devemos entender que o nosso corpo deve primeiro se adaptar ao treinamento e se começarmos inicialmente treinando como um profissional, o nosso corpo se esgotará, cairemos em um over training rapidamente, nos entediaremos e certamente nos lesionaremos.
Assim, inicialmente, vamos treinar um número de dias e horas determinados e à medida que o nosso corpo e nossa cabeça consigam uma adaptação, podemos aumentar pouco a pouco esses treinamentos, vendo como nosso corpo é capaz de responder cada vez melhor.
O mais importante é ter paciência, nosso corpo é uma "máquina" que, repetindo o mesmo esforço, adapta-se rapidamente e é capaz de dar mais e mais. Não caia no erro de tentar treinar em excesso a partir da primeira semana.
Como planejar, então, uma rotina de força e resistência?
Buscaram-se melhorar a nossa força, priorizaremos nos treinamentos de força e se buscamos melhorar nossa resistência, como pode acontecer quando se prepara um triatlo, priorizaremos nos treinamentos de resistência.
Priorizando força: uma opção, se dispomos de cinco dias para treinar durante a semana, seria os treinamentos três dias integralmente de força e dois dias dedicados a corrida contínua, natação ou a resistência força que nos agrada.
Priorizando resistência: se o nosso objetivo é a resistência, podemos treinar três dias completos de natação, ciclismo ou corrida contínua e dois dias de treinamento integral de força com exercícios multi-articulares. Com isso conseguiremos ir ganhando força nas pernas e braços e seja qual for a nossa disciplina esportiva, conseguiremos, sem dúvida, melhorar um pouco os nossos tempos.
Logicamente, se você dispõe de mais tempo, o ideal é poder realizar mais sessões do que desejamos para treinar, se é resistência, 5 dias de resistência e mais duas sessões de força, jogando sempre com a intensidade de cada um dos treinamentos, e sem esquecer que o nosso corpo precisa de descanso e especialmente nutrir-se bem para conseguir se recuperar dos treinamentos. A alta frequência é a melhor forma de conseguir melhorar em qualquer disciplina.