Os distúrbios menstruais podem ocorrer em qualquer fase da vida das mulheres, mas é mais frequente antes dos 20 anos (por exemplo, os períodos típicos irregulares de adolescentes) e, após 40 anos.
Esses distúrbios são responsáveis por 10-20% das consultas ginecológicas e sua intensidade é altamente variável de uma mulher para outra.
A partir de 35 anos os ovários, órgãos responsáveis pela produção de hormônios e óvulos das mulheres, começam a falhar em sua secreção cíclica mensal, isso cria um desequilíbrio dos hormônios sexuais (estrogênio e progesterona) e comprometimento da função ovulatória.
Esta fase da vida de uma mulher é chamada de menopausa, refletindo a transição gradual para a não-criação do período fértil como resultado da falência progressiva da função ovariana.
Em alguns casos, podem ocorrer irregularidades na duração dos ciclos menstruais de 45 anos alongada alternando ciclos (mais de 35 dias), com mais curto (15-20 dias), as regras mais abundantes e/ou mais longas (7-15 dias), sangramento ou entre dois períodos.
A ausência de regras de dois ou três meses (amenorreia) podem ocorrer e causar preocupação e ansiedade sobre a possibilidade de gravidez, embora muitas vezes as mulheres não ovulem.
Leia também: "Quatro Remédios Para Aliviar as Cólicas Menstruais".
Embora tradicionalmente acredita-se que essas condições sejam naturais e, portanto, isso não significa que elas são confortáveis e agradáveis, e, acima de tudo, para ser aceita passivamente como algo que não tem remédio.
Estes distúrbios menstruais podem ser devido à presença de miomas, endometriose e por vezes refletem a existência de condições pré-cancerosas (hiperplasia endometrial). Além disso, muitas vezes acompanhada por vários sintomas desagradáveis: dor de cabeça, inchaço, sensibilidade mamária, insônia, irritabilidade.
Essas mudanças de curso podem atrapalhar a qualidade de vida das mulheres e causar sintomas e sofrimento físico e psicológico, com impacto significativo no desenvolvimento social, familiar e econômico.
O exame pélvico com ultrassom vai ajudar o médico a descobrir se seu distúrbio menstrual é devido a causa orgânica como miomas, endometriose,