O ganho de peso na gravidez é altamente variável e, embora existam algumas margens recomendadas para a saúde da mãe e do bebê, cada caso é único. Por isso, se você está preocupada em ganhar um pouco de peso durante a gravidez, consulte o seu ginecologista.
Em geral, considera-se normal um ganho de peso compreendido entre 9 e 12 quilos. Você está abaixo dos 9 quilos na fase final da gravidez? As causas podem ser diversas e é preciso que o médico as determine para ver se são graves ou não.
Por exemplo, é comum que as mulheres com sobrepeso engordem menos e inclusive, neste caso, pode ser benéfico. Mesmo em casos de obesidade alguns médicos podem recomendar que se perca peso, que sejam eliminadas as gorduras de uma forma controlada, cuidando da alimentação e seguindo uma rotina de exercícios para se manter saudável.
E isso é o que é realmente importante, durante a gravidez manter uma alimentação adequada, que não faltem nutrientes ao bebê para que o desenvolvimento fetal seja correto, nem para a mãe.
O controle do desenvolvimento fetal é realizado através de ultrassom, por isso, no caso de você ganhar um pouco de peso, é provável que o médico te oriente alguma revisão a mais, para verificar se o bebê está crescendo adequadamente.
De qualquer forma, não é conveniente em casos de obesidade perder muito peso durante a gravidez, melhor esperar até o nascimento do bebê e que tenha sido estabelecida a amamentação.
Por outro lado, as mulheres de constituição muito magra tampouco costumam ganhar muito peso e pode ser considerado normal. Como no caso das mulheres com sobrepeso, é preciso ter uma alimentação correta, tomar suplementos de ácido fólico e vitamínicos recomendados e monitorar o desenvolvimento fetal.
Em suma, não é a mesma constituição de uma mulher magra e baixa com ossos finos do que uma mulher alta e forte e não é possível afirmar que a evolução do peso das suas gestações seja a mesma. O médico pode marcar os "objetivos" de cada caso no início da gravidez, sempre com uma margem razoável.
Se estes são os seus casos e se observa que o feto se desenvolve normalmente, apesar do baixo ganho de peso, em princípio, e conforme determinado pelo seu médico, não se preocupe com o desenvolvimento da gravidez. Mas, em outros casos, pode haver um perigo, vamos ver sobre eles.
Casos nos quais é preciso se preocupar:
Existem algumas situações nas quais o baixo ganho de peso pode ser motivo de preocupação, como é o caso de hiperemese gravídica ou vômitos intensos e crônicos durante a gravidez. Nestes casos, são produzidas deficiências nutricionais no pré-natal e as grávidas precisam tratadas, provavelmente com hospitalização.
Outras doenças graves podem causar que a mãe não ganhe peso suficiente e o bebê não cresce de maneira adequada, por isso, é o médico que tem que realizar um bom acompanhamento e determinar as causas.
No caso das mulheres alcoólatras ou viciadas em drogas também pode resultar, juntamente com graves consequências para o feto, pouco aumento ou redução do peso durante a gravidez. Essas mulheres precisam de ajuda profissional para se desintoxicar, embora costumem ser aquelas que um menor acompanhamento para a gravidez realizam.
Antes de terminar, recomendamos ganhar peso de forma gradual e controlada através de uma dieta adequada e da prática de exercícios regulares que fazem com que a gravidez seja mais saudável, com menos desconforto e riscos no momento do parto.
Em suma, se você ganha pouco peso durante a gravidez é preciso verificar as causas e controlar o desenvolvimento do bebê para que seja adequado, para que seja possível tomar alguma medida ou pelo contrário verificar que a gravidez apresenta uma evolução dentro do normal.