O sistema hormonal é um sistema de delicado equilíbrio; que pode ser alterado por uma série de maneiras:
O hipotálamo pode ser alterado por fatores emocionais, abuso de drogas, alterações de peso, doenças graves e, ocasionalmente, deixar de tomar a pílula anticoncepcional.
Em alguns casos, a hipófise atua de forma anormal, especialmente se é devido à presença de um tumor nesta glândula.
Existem doenças do ovário que também podem produzir sintomas de alterações hormonais, tais como:
- Câncer de ovário;
- Cistos ovarianos e
- Síndrome do ovário polimorfístico, uma doença que aumenta o tamanho do ovário.
Sintomas das alterações hormonais:
O principal sintoma de qualquer disfunção na produção de hormônios sexuais é o aparecimento irregular ou ausência da menstruação.
Se a glândula pituitária causa a disfunção, pode também haver sintomas de alteração dos outros hormônios que elabora.
Em algumas doenças do ovário (tais como cistos ovarianos), a produção do hormônio sexual masculino – testosterona - também aumenta o que pode causar:
- Aumento da pilosidade (hirsutismo).
- Aparecimento de manchas na pele.
- Engrossamento do tom de voz.
- Ganho de peso.
Incidência As alterações na produção de hormônios sexuais são comuns, mas quase sempre, e embora possam preocupar, não são prejudiciais para a saúde em geral.
Se as suas menstruações se tornam irregulares ou param completamente, consulte o seu médico; quem te examinará para descartar a existência de alterações importantes.
Se você suspeitar que possa existir uma doença subjacente, provavelmente te encaminhará para um ginecologista para que prossiga com outros exames, como exames de sangue e, talvez, uma radiografia da hipófise.
Se os testes mostram a existência de uma doença subjacente, será tratada da forma adequada. Caso contrário, não costuma ser indicado nenhum tratamento a menos que deseje engravidar.