Você sabia que todos os implantes mamários acabam se rompendo com o tempo? A duração de um implante da mama pode variar. Quanto mais velho for o implante, mais probabilidade existe de se romper.
Causas da Ruptura dos Implantes Mamários
A ruptura dos implantes mamários é algo que não acontece com frequência, na maioria dos casos pode ser causada por acidentes onde existe um forte traumatismo no tórax, mas existem outras razões:
- Lesões que ocorreram por causa de instrumentos cirúrgicos.
- Uma manipulação excessiva durante a cirurgia.
- Traumatismos na mama ou forte pressão física.
- Contratura capsular grave.
- Desgaste do implante.
Os implantes mamários de solução salina que se rompem desinflam com muita rapidez, em apenas um ou dois dias, a solução salina penetra no corpo e é absorvida sem causar problemas de saúde.
No caso de que o implante seja de gel de silicone, este ao se romper permanece na sua totalidade dentro da cápsula e ao redor do implante, apenas em casos muito graves, é que o encapsulamento que o corpo mesmo formou em torno da prótese se rompe e o conteúdo entre em contato com a mama. Mas atualmente, a passagem do conteúdo da prótese para a mama não absolutamente frequente.
Cabe destacar que quando se rompe um implante mamário de silicone pode não ser perceptível, porque o gel é tão espesso que pode se manter dentro do mesmo, ainda mesmo depois que se rompeu ou se infiltrar lentamente na mama.
Os vazamentos de implantes de silicone são classificados em três categorias
- Intracapsular: o gel permanece no interior da cápsula em torno do implante.
- Extracapsular: quando o gel vaza para o tecido mamário no exterior da cápsula.
- Migratório: quando o gel de silicone chega a outras áreas do corpo.
Sintomas de Ruptura do Implante Mamário
- Diminuição do tamanho da mama.
- Deformidade no contorno da mama.
- Nódulos na mama.
- Assimetria.
- Dor.
Quando Procurar Um Médico?
Um implante de silicone rompido pode passar despercebido sem os exames necessários. Quando há suspeita de que um implante de silicone poderia ter se rompido, é necessário consultar um médico para que possa descartar ou confirmar a ruptura com uma ressonância magnética.
Muitas vezes, o exame clínico não é suficiente para detectar a ruptura do implante e, para isso no caso de suspeitar que ocorreu uma saída do mesmo da prótese se utiliza a ultrassonografia, tomografia axial computadorizada ou ressonância magnética.
Sempre que for confirmado a ruptura do implante é preciso contatar o cirurgião plástico para que faça a substituição imediatamente. As intervenções nestes casos são simples e são feitas com anestesia local em um curto espaço de tempo.
É recomendável realizar revisões com certa frequência para detectar rupturas silenciosas nos implantes mamários de silicone.