A Escherichia coli é um tipo de bactéria que normalmente vive nos intestinos das pessoas e dos animais sem causar desconforto, mas existem alguns tipos, como E. coli 0157: H7, que pode causar infecção intestinal.
Os sintomas de uma infecção intestinal produzida por Escherichia coli podem incluir diarreia, flatulência (gases), dor ou cólicas abdominais, perda de apetite, vômitos, fadiga e febre.
Os casos mais graves podem causar diarreia com sangue, diminuição da diurese, desidratação, pele pálida ou, inclusive, insuficiência renal.
É importante observar que esta infecção pode desenvolver complicações em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, mulheres grávidas, crianças e idosos.
A maioria dessas infecções se origina por alimentos ou água contaminados, uma inadequada preparação dos alimentos e falta de higiene pessoal. Este último ponto é necessário esclarecer que a E. coli pode se espalhar quando uma pessoa infectada não lava as mãos depois de defecar.
Desta forma, as bactérias se espalham quando essa pessoa toca alguém ou alguma outra coisa, como a comida. Os asilos, escolas e creches são particularmente vulneráveis à propagação de pessoa para pessoa.
As pessoas que trabalham com animais, especialmente vacas, cabras e ovelhas, estão em maior risco de infecção. Qualquer um que toque os animais ou que trabalha em um ambiente com animais deve lavar as mãos regularmente e em profundidade.
Os sintomas da infecção intestinal geralmente começam entre um e cinco dias depois de ter sido infectado com E. coli. Os sintomas podem durar desde alguns poucos dias até mais de uma semana.
Leia também: "Bactéria E. Coli".
Remédios Caseiros Para Escherichia Coli ou E. Coli:
- Despeje uma colher de sopa de folhas de moringa em uma xícara de água e ferva durante 5 minutos. Deixe esfriar e coe. Tome 2 xícaras por dia.
- Despeje 1 colher de sopa de cúrcuma em pó em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Bata levemente e consuma 3 vezes por dia.
- Consuma iogurte probiótico várias vezes ao dia, especialmente se tem sofrido de diarreia abundante e vá reduzindo sua quantidade a medida que se recupera.
- Tome suco de mirtilos sem açúcar várias vezes ao dia.
- Lave e corte 2 dentes de alho crus e, em seguida consuma, como uma pastilha, ao longo do dia.
Recomendações Preventivas Para E. Coli:
- Lavar as mãos antes de preparar ou comer alimentos.
- Lavar com frequência os utensílios, tábuas de corte ou o que serve os pratos.
- Lave as frutas e verduras muito bem.
- Mantenhas as carnes cruas longe de outros alimentos e longe de outros artigos de limpeza.
- Não descongele a carne em cima do balcão, mas no refrigerador ou no microondas.
- Não prepare alimentos se tiver diarreia.
- Evite consumir leite ou alimentos que contenham maionese que foram deixados fora da geladeira por muito tempo.
- Evite o consumo de alimentos que não sejam cozidos à temperatura adequada ou a duração do tempo, especialmente carnes e aves.
- Não consuma produtos do mar crus.
- Não beba leite sem pasteurizar.
- Evite beber água contaminada ou nadar nela.
Recomendações Quando já se Tem a E. coli
- Beber muita água.
- Descanse bastante.
- Procurar o centro médico mais próximo se são apresentados sintomas graves que não melhoram em crianças e adultos mais velhos. De acordo com a Universidade Johns Hopkins Medical Center, aproximadamente 8% das pessoas infectadas desenvolvem a síndrome urêmico-hemolítica, uma condição na qual os glóbulos vermelhos do sangue são danificados. Isso pode levar a insuficiência renal, que pode ser fatal, especialmente para crianças e idosos, geralmente começa cerca de cinco a dez dias após o início da diarreia.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.