A arnica é uma planta de montanha (Alpes e Pirineus), que cresce de 30 a 50 centímetros de altura, com folhas de cor verde ovais, raízes avermelhadas, finas e de flores amarelas.

Sua principal propriedade é aumentar a circulação sanguínea local. Por isso é muito utilizada em casos de contusões, inchaços, hematomas, entorses e dores musculares. Também alivia a dor e melhora a fraqueza muscular e nervosa.

Remédios Caseiros a Base de Arnica

Pés Doloridos e Cansados

Adicione algumas gotas da tintura de arnica em um balde contendo água quente e em seguida, introduza os pés nesta preparação.

Reumatismo

Aplique panos de cozinha de 2.5 gramas de raízes e folhas de arnica para meio litro de água. Outra alternativa é friccionar a área afetada com panos que contenham a tintura de arnica.

Remédios Caseiros  Com Arnica

Se você deseja elaborar a tintura, deve macerar 20 gramas de flores secas em 80 gramas de álcool a 90° (uma alternativa poderia ser um copo de gin ou vodka).

O álcool deve ser o suficiente para cobrir as flores. Em seguida, filtre e armazene num frasco de vidro escuro bem fechado durante 9 dias. Agite a mistura várias vezes por dia. Após esse período de tempo, adicione a tintura em gotas nas pomadas para massagem local (trauma, hematomas, dores reumáticas e musculares).

Neuralgia

Dilua 1 colher de sopa de tintura de arnica em 5 colheres de sopa de água e esfregue as áreas doloridas com a solução. Repita isso várias vezes ao dia.

Lumbago

Dilua a tintura de arnica (1 colher de sopa de tintura de arnica em 5 colheres de sopa de água) porque a arnica possui um efeito analgésico e antiespasmódico e evita os processos inflamatórios.

Varizes

Esfregue com suavidade as pernas com tintura de arnica diluída. Adicione uma colher de sopa de tintura de arnica para um litro de água.

Os invólucros são aplicados várias vezes ao dia sobre a área afetada, e, depois de curar a inflamação, esfregue a área da inflamação durante várias semanas com a tintura de arnica diluída. As úlceras da perna também podem ser tratadas com invólucros de arnica.

Hemorroidas

Dilua uma colher de sopa de arnica em 5 colheres de água e com a ajuda de uma bola de algodão embebida com esta preparação aplique sobre a área das hemorroidas. Se tiver a possibilidade de realizar um banho de assento, muito melhor. Neste caso, dilua duas colheres de sopa da tintura em 2 litros de água quente e adicione ao banho de assento.

Amigdalite

Adicione de 5 a 10 gotas de arnica em um copo de água morna e faça gargarejos profundos e prolongados.

Leia também: "Propriedades e Usos da Arnica Montana".

Cointraindicações do Uso da Arnica

Não Consumir Por via Oral

Não se recomenda o consumo interno de arnica, já que em grandes quantidades, dá lugar a intoxicação, com sintomas tóxicos, tais como vômitos, diarreia, sangramento, e até mesmo a morte.

Cuidado ao Usar a Arnica

Quando aplicado externamente o óleo essencial de arnica, deve-se fazer de forma diluída, já que pode danificar a pele.

Não aplique arnica em locais onde há uma ferida aberta. Se ao aplicá-la pela primeira vez você notou que surgiu uma erupção cutânea, deve-se interromper o uso.

O uso prolongado do extrato de arnica em altas concentrações pode resultar em bolhas, úlceras da pele e necrose da superfície.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.