A Arnica Montana é uma das plantas medicinais mais utilizadas graças as suas propriedades como, por exemplo, tratar a pele ou reduzir as inflamações. Em Saúde Dicas te explicamos a seguir o que é a Arnica Montana especificamente, suas propriedades e seus usos.
O Que É Arnica Montana?
Pertencente à família Asteraceae, a Arnica Montana é uma espécie fenerógama. É uma planta talo vivaz que alcança de altura até 60 cm, as folhas ovais formam uma roseta basilar no chão. Suas flores são amarelas e também são grandes. Embora seu nome coloquial seja tabaco da montanha porque os pastores fumavam este tipo de flor como se fosse tabaco.
Pertence à família das Compositae e é nativa da Europa, podemos encontrar de maneira selvagem nas montanhas e tem um aroma semelhante ao da camomila.
A Arnica Montana se encontra localizada em altitudes que variam de 700 a 2500 metros. É precisamente perto de lagos de montanha, onde é encontrada em abundância em certas montanhas dos Pirinéus. Uma planta que se as indicações do seu médico não forem seguidas pode ser muito tóxica, já que não podemos colhê-la e fazer uma infusão sem mais nem menos. Temos que aprender como se toma e para que se toma.
A Arnica Montana tem entre seus componentes flavonoides, ácidos fenólicos, princípios amargos e amacina, e com isso adquire propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antibacterianas, cicatrizantes, adstringentes, fungicidas, rubefacientes, e inclusive se diz que pode ser usada como remédio antitumoral, colerético e vulneraria.
Propriedades da Arnica Montana:
Muitas são as propriedades da Arnica Montana especialmente para a pele, mas também conta com outras que certamente te surpreenderão.
Para a Pele: Suaviza e hidrata, além de reconfortar a pele danificada. Estimula a regeneração nas inflamações locais por contusão ou reumatismo.
Também é eficaz para a eliminação de hemorragia interna e também é popular para redução de estrias durante a gravidez, embora devêssemos ter cuidado na sua utilização e devemos consultar com o médico antes de aplicá-la.
Para Resfriados: Quando temos faringite ou estamos muito resfriados a aplicação desta planta medicinal aliviará a nossa dor e mal-estar em geral.
Para Golpes e Hematomas: Ajuda nos hematomas cutâneos pós-traumáticos aplicar a tintura mãe diretamente ou em forma de gel hidrossolúvel. Também é eficaz para o tratamento de todo tipo de golpe, seja para aliviar a dor como para reduzir a inflamação que costuma se produzir.
Para Infecções: Todos os tipos de infecções cutâneas podem ser tratadas com Arnica Montana, inclusive eczema e também para erupções cutâneas.
Também é perfeita para o tratamento de infecções em feridas na pele, assim como as das gengivas e infecções orais.
Para a Acne: Muitos dos cremes anti-acne que são vendidos têm entre os seus componentes ou ingredientes a Arnica Montana, já que não apenas é muito boa para o seu tratamento, mas também evita que apareçam.
Outras Propriedades da Arnica Montana
- Estimula a circulação sanguínea.
- Reduz o inchaço.
- Alivia a dor em caso de lesão muscular.
- É indicada em casos de queimaduras.
- Alivia a dor dão se recuperar de entorses ou luxações.
- Para o tratamento de condições do sistema respiratório.
- Melhora a dor da artrite reumatoide.
- Elimina fungos.
- Podemos tomá-la também para evitar ou tratar os enjoos quando viajamos.
- É eficaz quando você tem que curar feridas.
Seu uso não é recomendado durante a gravidez e aleitamento e, de fato, se conhece também como abortivo muito popular por seu alto teor em fito estrogênios, por isso temos de ser muito cuidadosos quando tomamos esta planta sem ter consultado previamente o nosso médico.
Anteriormente já alertamos sobre o perigo de tomar Arnica Montana quando não sabemos exatamente que é também um tóxico, quando a tomamos em doses elevadas, por isso, não deve ser usada internamente, exceto por indicação médica, e apenas é recomendo seu uso externo. Mas pode ser aplicada sob a forma de tintura mãe 10% w/v, 50 ° na razão de 5 a 10 gotas duas vezes por dia.
Plantas e flores: em homeopatia se utiliza também em diferentes soluções, embora em algumas delas a concentração da substância seja tão baixa que não há nenhuma evidência científica de que tenha qualquer efeito sobre o nosso corpo.
Usos da Arnica Montana:
A Arnica Montana costuma ser utilizada em forma de óleo natural. Na verdade, é atualmente utilizada na preparação de linimento e pomadas para uso em entorses e contusões.
Estas preparações comerciais são muitas vezes utilizadas por atletas profissionais. Possui timol, que é uma substância que é clinicamente comprovado ser eficaz como vasodilatador subcutâneo dos capilares sanguíneos.
Pode ser usada como anti-inflamatório natural e ajuda nos processos de cicatrização normais, já que facilita o transporte de sangue.
De qualquer forma, nós repetimos que temos que ter muito cuidado ao aplicá-la e não tomá-la de ânimo leve. Pode ser uma planta realmente tóxica e provocar uma reação que não apenas agrava o nosso problema, mas também nos leva direto para o hospital.
Para mais informações, não deixe de ler também "Arnica: Remédios Caseiros com Arnica".
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.