Alguma vez você já se perguntou o que são os eletrólitos que se encontram nas bebidas?
Tudo o que sabemos é que são importantes para a hidratação, especialmente para os atletas, mas por quê?
O nosso corpo é uma estrada de células, tecidos e fluídos complexos cuidadosamente equilibrados que quase a cada segundo digerem uma série incompreensível de impulsos elétricos.
Isso só é possível porque as células, tecidos e fluídos são manuseados e mantidos em um ambiente aonde conduzem eletricidade suficiente para carregar os sinais para seus destinos.
A chave para manter esta estrada de condução encontra-se com o nosso amigo: "eletrólito".
O que são Eletrólitos?
Quando os sais se dissolvem no líquido, tendem a se separar em íons dos seus componentes, criando uma solução eletricamente condutora.
Existem vários eletrólitos comuns encontrados no corpo, cada um cumpre uma função específica e importante, mas a maioria é em parte responsável pela manutenção do equilíbrio de fluídos entre ambientes intracelulares (dentro da célula) e extracelulares (fora da célula).
Este equilíbrio é muito importante para os processos, tais como impulsos nervosos, a hidratação, a função muscular e o nível de pH.
Um desequilíbrio de eletrólitos, seja muito ou pouco, pode ser muito prejudicial para a sua saúde. A contração muscular, por exemplo, requer cálcio, potássio e sódio; a deficiência pode ocasionar debilitação muscular ou câimbras severas.
O excesso de sódio, por outro lado, pode causar pressão arterial alta e aumenta significativamente o risco de doença cardíaca.
Você não deve ficar preocupado com a manutenção do equilíbrio dos seus eletrólitos, por sorte, os níveis de eletrólitos são em sua maioria determinados pelo consumo de alimentos e água.
Manter um equilíbrio adequado simplesmente se resume a uma nutrição correta.