Certamente que alguma vez você já ouviu falar do suplemento Kelp, pois não é nada mais nem nada menos do que uma espécie de algas, as quais te ajudam a manter o seu metabolismo em boas condições. O Kelp (conhecido na Europa como "Algivit") são algumas algas que crescem em áreas pouco profundas do litoral da Patagônia, com cor marrom, de estrutura plana e alongada.
Este tipo de alga, como qualquer alga, gosta do mar, isto é, devido ao seu elevado teor de vitaminas, sais minerais, tais como o iodo (regula a glândula tireoide) e o cálcio (ajuda a ter ossos fortes), oligoelementos e também outros nutrientes, como fibra, ideal para combater a prisão de ventre e manter o corpo livre de toxinas e substâncias nocivas.
Os suplementos Kelp são compostos basicamente de dois tipos de espécies de algas, a Laminaria e a Ascophylum. Esta última espécie é também um gênero de algas muito rico em ácido algínico (20/26%), além do iodo que já mencionamos que contêm até 1200 mg por kg de algas secas.
Leia também: "Por que Incluir Algas em Nossa Dieta?"
Propriedades das Algas Kelp
- Uma grande fonte de minerais (principalmente cálcio e iodo) e oligoelementos.
- Ideal para controlar o colesterol.
- Ajuda a controlar o peso ao melhorar o nosso metabolismo.
- Ajuda a combater o estresse e a fadiga.
- Ideal para combater o bócio, pois são muito ricas em iodo.
- Limpam e purificam as artérias.
- Fortalecem as unhas e os cabelos.
- São eficazes, quando utilizadas como emplastros, para o tratamento de acne e dos cravos.
- Regulam o funcionamento da glândula tireoide.
- Protegem contra os efeitos da radiação e metais pesados.
- Reduzem a flatulência.
- Por serem ricas em fibras combatem a constipação.
Para Que São Indicadas as Algas Kelp?
Ao ser um excelente suplemento alimentício baseado no efeito combinado de minerais, vitaminas e aminoácidos, têm mostrado ter efeitos muito positivos nos seguintes transtornos metabólicos:
- Artrite
- Reumatismo
- Cólicas
- Depressões
- Estresse
- Fadiga
- Resfriado comum
- Alopecia
- Unhas quebradiças
- Infertilidade prematura
- Psoríase
- Anemia
Como Usar a Alga Kelp
Dependendo da versão do suplemento que compramos pode ser tomado de diferentes formas, se for em pó pode ser utilizada substituindo o sal comum jogando-a em cima das refeições, e se forem em cápsulas tomando uma cápsula com o café da manhã e/ou outra com a refeição principal.
Podemos recomendar-lhe uma das melhores marcas que existem em torno das algas, Solgar, com sua fórmula concentrada de minerais em estado natural (cálcio, iodo e sódio).
Tão importantes para o corpo já que formam parte dos ossos, dentes, músculos, sangue, tecidos moles e células nervosas, além de atuar como catalisadores de muitas reações do corpo, e são importantes para a produção de hormônios.
Possíveis Efeitos Secundários pelo Excesso de Kelp
- O excesso de iodo pode causar um desequilíbrio da tireoide.
- Também a overdose de iodo conduz a um aumento da acne.
- Se a alga Kelp é colhida em uma área contaminada. As algas Kelp podem estar contaminadas com arsênico, uma substância que é mortal em doses elevadas. É importante comprar uma marca confiável.
- Você pode ser alérgico as algas Kelp ou a qualquer outro componente que contém o suplemento, assim que for tomá-las deve ter claras as suas alergias. Se ao tomá-las você notar alguma reação alérgica pare de tomá-las imediatamente.
- As algas Kelp são um anticoagulante, por isso não devem ser tomadas com aspirina ou qualquer outra medicação para reduzir a pressão sanguínea.