Você conhece os benefícios que pode nos proporcionar os suplementos de ômega 3? Este tipo de ácidos graxos constitui um grupo de ácidos poli-insaturados, que são importantes para que se produzam uma série de funções no corpo.
Alguns tipos de ácidos graxos ômega 3 são encontrados em alimentos como peixes gordos e frutos do mar. Outro tipo se encontra em alguns óleos vegetais, embora também estejam disponíveis, como suplementos dietéticos.
Benefícios de Tomar Suplementos de Ômega-3
Para conhecer os benefícios de tomar suplementos de ômega 3, preste atenção às seguintes linhas:
Nos últimos anos, tem-se recorrido ao uso de suplementos de ômega 3 com óleo de peixe, que têm benefícios para pessoas saudáveis e também para aqueles que sofrem com doença cardíaca. O óleo de peixe ômega-3 contém tanto ácido docosaexaenoico e ácido eicosapentaenoico, que são muito importantes na prevenção e tratamento de doenças cardíacas.
Este tipo de suplementos de ômega 3 pode ajudar a:
- Diminuir a pressão arterial.
- Reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
- Reduzir os triglicerídeos.
- Reduzir a velocidade do desenvolvimento de placas nas artérias.
- Reduzir a probabilidade de ritmo cardíaco anormal.
- Reduz o risco de morte súbita cardíaca em pessoas com doenças cardíacas.
Recomendações Sobre os Suplementos de Ômega 3
Recomenda-se comer peixe gordo, pelo menos, duas vezes por semana. Enquanto que os alimentos são a melhor opção para obter o ômega 3 na dieta, os suplementos de óleo de peixe também estão disponíveis para aqueles que não gostam deste tipo de alimento.
É possível tomar até 3 gramas de suplementos de ômega 3 com óleo de peixe por dia e é considerado seguro. Não se deve tomar mais a menos que o seu médico tenha recomendado o contrário. Os efeitos colaterais do óleo de peixe ômega 3 podem incluir: sabor de peixe, hálito de peixe, dores de estômago, fezes moles e náuseas.
Efeitos Colaterais dos Suplementos de Ômega 3
Entre os efeitos colaterais dos suplementos de ômega 3 mais destacados, ressaltaríamos os seguintes:
- Tomar mais do que 3 gramas de óleo de peixe por dia, pode aumentar o risco de hemorragia.
- O ômega 3 pode aumentar o risco de hemorragia. Teremos que ter cautela em pessoas com distúrbios hemorrágicos ou aquelas que tomam medicamentos, porque pode aumentar o risco de hemorragia.
- Também pode afetar os níveis de açúcar no sangue, por isso recomenda-se cuidado em pessoas com diabetes ou hipoglicemia e naquelas que tomam medicamentos, ervas ou suplementos que afetam o açúcar no sangue.
- Ômega 3 pode causar pressão arterial baixa. Recomenda-se precaução em pessoas que tomam medicamentos ou ervas e suplementos que reduzem a pressão arterial também podem afetar os níveis de colesterol e pode causar deficiência de vitamina E.
- Os suplementos de ômega 3 devem ser usados com precaução em pessoas que estão em risco de desequilíbrio hormonal ou submetidas à terapia de reposição hormonal, pessoas com alterações do ritmo cardíaco, asma e doença inflamatória intestinal.
- Também é preciso ter precaução em pessoas com doença do fígado ou em pessoas que estão em risco de câncer de cólon, em crianças e em mulheres grávidas ou lactantes, devido à possibilidade de que os peixes possam conter mercúrio.
- O seu médico pode orientá-lo em complementar sua dieta com ácidos graxos ômega 3 de óleo de peixe. Para as pessoas com níveis muito elevados de triglicerídeos, pode-se prescrever certos suplementos de ômega 3.
O que você acha dos suplementos de ômega 3?