Você sabe quais medicamentos podem ajudar a deixar o consumo de álcool? A partir do nosso site de Saúde, te contamos com mais detalhes. O abuso de álcool leva a hábitos de consumo perigosos, como beber todos os dias ou fazer isso excesso. Pode causar danos ao fígado, cérebro e outros órgãos e pode aumentar as possibilidades de morrer três vezes mais rapidamente do que uma pessoa que não consome, para não mencionar o dano às relações pessoais e causar problemas legais.

A dependência do álcool se denomina alcoolismo e provoca uma grande necessidade de beber, incapacidade de controlar a quantidade de álcool que bebe, causam sintomas de abstinência quando se deixa de beber, e sintomas como dor de estômago, sudorese, tremores e ansiedade, o que leva a continuar bebendo, apesar de causar problemas físicos e prejuízos nas relações pessoais.

Remédios Contra o Alcoolismo

Remédios Para o Alcoolismo

Dissulfiram

Este medicamento funciona ao interferir com a capacidade do corpo para absorver o álcool, mediante a inibição da produção de uma enzima que de outra forma permitiria que o corpo absorvesse um produto da decomposição do álcool chamado acetaldeído.

Naltrexona

Ajuda a reduzir o prazer que se recebe ao beber e o desejo pela bebida.

Acamprosato

Reduz os sintomas que os alcoólatras experimentam quando se afastam do álcool durante longos períodos, como insônia, ansiedade, inquietação e mudanças desagradáveis no estado de ânimo que podem levar a uma recaída.

Medicamentos como a naltrexona e o acamprosato, juntamente com o apoio de grupos como os Alcoólicos Anônimos ou aconselhamento psicológico, podem ser ferramentas úteis para ajudar as pessoas a se manterem afastadas do álcool.

Topiramato

Tem um mecanismo de ação semelhante ao acamprosato e pode ajudar os pacientes a evitar ou reduzir os sintomas associados com a abstinência em longo prazo.

Esses medicamentos geralmente são eficazes para os transtornos por consumo de álcool e fazem com que as pessoas sofram menos probabilidades de beber ou de fazer isso excesso, mas é preciso levar em conta que, embora os medicamentos sejam muito importantes e eficazes, funcionam melhor quando utilizados com terapias psicossociais.

Terapias Psicossociais Contra O Alcoolismo

Existem três formas de terapia psicossocial que são eficazes no tratamento do alcoolismo:

  • A terapia comportamental cognitiva, que se concentra em identificar e modificar os pensamentos negativos.
  • Programas terapêuticos como Alcoólicos Anônimos.
  • Terapia de elevação motivacional centrada no paciente, para que este expresse suas motivações para a mudança e para desenvolver um plano pessoal que o ajude a fazer as mudanças necessárias.

Para obter informações adicionais, sugerimos a leitura do nosso artigo "Remédios Naturais Para Parar de Beber".

Você conhecia estes medicamentos para deixar o álcool?