A infecção pelo vírus do papiloma humano - HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo; embora seja preciso dizer que a maioria das infecções pelo vírus do papiloma humano não conduzem ao câncer, no entanto, alguns tipos de vírus podem causar câncer do colo do útero.
Esta infecção ocorre quando o vírus entra no corpo através de um corte ou pequeno rasgo na camada exterior da pele, e principalmente pelo contato de pele a pele e através das relações sexuais.
Sintomas do Vírus do Papiloma Humano
O principal sintoma do vírus do papiloma humano é o aparecimento de verrugas. Estas podem mudar dependendo da variedade do vírus do papiloma humano que está envolvido:
Verrugas genitais, que podem aparecer como lesões planas ou pequenas saliências semelhantes a uma couve-flor, que aparecem com maior frequência na vulva, mas também podem ocorrer perto do ânus, no colo do útero ou na vagina. Nos homens, as verrugas genitais podem aparecer no pênis e no escroto ou ao redor do ânus. As verrugas genitais costumam causar desconforto ou dor, e podem produzir coceira.
Verrugas comuns, que geralmente ocorrem nas mãos, dedos ou cotovelos, na maioria dos casos, simplesmente é um incômodo por causa da sua aparência, mas também podem ser dolorosas e podem causar sangramento.
Verrugas planas. As verrugas planas são lisas ou lesões ligeiramente mais escuras do que a pele. Costumam aparecer no rosto, pescoço, ou em áreas que foram expostas ao sol; geralmente afetam crianças, adolescentes e adultos jovens.
Verrugas plantares, que são crescimentos rígidos, granulados que costumam aparecer nos tornozelos ou ponta dos pés, surgindo em áreas com mais pressão; podem causar desconforto ou dor.
Fatores de Risco Para o Vírus do Papiloma Humano
Os fatores de risco para a infecção com o vírus do papiloma humano podem ser devido:
- Parceiros sexuais, quanto maior o número de parceiros sexuais, mais probabilidade existe de contrair uma infecção pelo vírus do papiloma humano ou ter um parceiro que tenha tido múltiplos parceiros sexuais.
- Sistema imunológico enfraquecido, porque existe um maior risco de infecções, especialmente aquelas com o VIH/SIDA, pessoas que consomem medicamentos que suprimem o sistema imunológico, tais como aqueles prescritas aos transplantados de órgãos.
- Idade. As verrugas genitais ocorrem mais frequentemente em adolescentes e adultos jovens.
- Pele danificada. Aquelas pessoas com áreas da pele que foram abertas são mais propensas a desenvolver verrugas comuns.
Prevenção do Vírus do Papiloma Humano
É muito importante a prevenção do vírus do papiloma humano, por isso, para preveni-lo é preciso:
- Reduzir o risco de contrair infecções pelo vírus do papiloma humano que podem causar as verrugas plantares pelo uso de sandálias de banho em piscinas públicas e vestiários.
- Reduzir o risco de desenvolver verrugas genitais e outras lesões relacionadas, por isso é importante: manter uma relação com o mesmo parceiro, reduzir o número de parceiros sexuais e o uso de preservativo, embora nem todos os casos, sejam possíveis, a prevenção da transmissão.
- As vacinas que protegem contra as cepas do vírus do papiloma humano que causam as verrugas genitais e protege contra as cepas com maior probabilidade de causar câncer do colo do útero.
Para mais informações sobre o vírus papiloma humano, sugerimos a leitura do nosso artigo "HPV ou Papiloma Vírus Humano".
O que você acha sobre o nosso artigo "Tudo sobre o Vírus do Papiloma Humano"? Esperamos que seja útil.