Às verrugas genitais, como as verrugas nas mãos e nos pés, são causadas por um vírus (papilomavírus - HPV). As verrugas genitais crescem em e em torno da entrada da vagina, ânus e pênis.

Podem ser transmitidas através do contato sexual ou podem simplesmente crescer na área genital da mesma forma que crescem em outras partes do corpo. Estas verrugas podem ser tão pequenas como a cabeça de um alfinete, ou tomar a aparência de uma couve-flor.

Um homem poderia não saber que tem uma verruga, já que esta poderia estar escondida dentro da abertura da uretra, e uma mulher poderia ter uma muito dentro da vagina e não saber disso. Poderia transcorrer um intervalo de até 18 meses, entre a infecção e o aparecimento das verrugas. Não deveria assumir automaticamente que tenha sido infectado por um contato sexual recente.

Remédios Caseiros Para Verrugas Genitais

Se espalham mediante o contato da pele. Se você já teve relações sexuais ou contato genital com alguém que tem estas verrugas você também poderia desenvolver; mesmo que não apareça em todos os que entram em contato com o vírus.

Remédios Caseiros Para Verrugas Genitais

Vinagre de Maçã

Embeba com vinagre de maçã uma bola de algodão ou cotonete e coloque sobre as verrugas genitais. Deixe no local por, pelo menos, 30 minutos. Em seguida, lave a área com água. Realize este remédio (4 vezes por dia) todos os dias durante 2 semanas.

Hamamélis

Despeje 1 colher de sopa de folhas de hamamélis em uma xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e aplicar sobre suas verrugas genitais. Deixe no local por 10 minutos. Após esse tempo, lave com água fresca. Realize este remédio por, pelo menos, 30 dias seguidos.

Óleo de Rícino

Embeba uma bola de algodão com óleo de rícino e coloque sobre as verrugas genitais.

Abacaxi

Corte 1 fatia de abacaxi e amasse até obter seu suco. Em seguida, embeba uma bola de algodão e aplique sobre as verrugas genitais. Deixe no local por 10 minutos mediante uma fita adesiva e, em seguida, retire e limpe o suco.

Óleo de Árvore de Chá e Óleo de Amêndoas

Misture 4 gotas de óleo da árvore do chá em 1 colher de sopa de óleo de amêndoas. Em seguida, aplique, mediante um cotonete, sobre a área afetada. Realize este remédio, várias vezes ao dia, durante 2 semanas.

Chá de Folha de Oliveira

Despeje em 1 xícara de água que está fervendo, 1 colher de chá de folhas de oliveira secas e tampe. Deixe esfriar e coe. Tome esta preparação 3 vezes ao dia durante 1 semana. Não use este remédio para mulheres grávidas, lactantes e pessoas que tomam anticoagulantes.

Casca de Salgueiro

Triture um pedaço de casca de salgueiro até que fique como um pó e, em seguida, misture com um pouco de água até obter uma pasta que se aplica diretamente sobre a área afetada. Deixe no local durante a noite e lave no dia seguinte. Não use este medicamento se você é alérgico a aspirina.

Aloe Vera

Extraia o gel a partir de uma folha de aloe vera e, em seguida, esfregue diretamente sobre as verrugas genitais. Deixe no local durante a noite e, em seguida, lave no dia seguinte. Realize este remédio por três semanas ou até remover as verrugas.

Dicas Para Se Prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Visto que as verrugas são de transmissão sexual, sempre vale a pena:

  • Ter relações sexuais protegidas.
  • Fazer um exame para excluir outras infecções de transmissão sexual.
  • Garantir que o seu parceiro saiba que você tem a papilomavírus e fique atento no caso de aparecer verrugas genitais.
  • Todas as mulheres devem fazer uma citologia vaginal regularmente (uma vez por ano).

Dicas Se Você Já Tem HPV

Nas mulheres, foi estabelecida uma associação entre o papilomavírus (HPV) e o aparecimento de câncer cervical. Esse tipo de câncer é mais comum naquelas que sofrem do papilomavírus do que no resto da população.

É extremamente importante que uma mulher que tenha tido verrugas genitais ou relações sexuais sem proteção com um homem com verrugas genitais realize exames periódicos.

É importante observar que os preservativos apenas te protegem contra o vírus das verrugas se cobrem todas as áreas afetadas. Como herpes, se as áreas exteriores aos genitais estiverem afetadas, as verrugas genitais serão transmitidas mediante contato sexual sem penetração.

Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.