O tracoma é uma infecção bacteriana grave dos olhos, que pode conduzir à cegueira. Costuma ser sofrida nos países em desenvolvimento, com escasso acesso a água corrente e com poucas medidas preventivas de saúde, sendo a principal causa de cegueira evitável no mundo.
É uma doença crônica que causa infecções repetidas nos olhos. Estas infecções produzem a inflamação permanente dos olhos (conjuntivite) e, consequentemente, a formação de cicatrizes que retraem a pele da pálpebra. Finalmente, as pálpebras se contraem até o interior dos olhos, danificando-os com os cílios e produzindo a perda de visão.
Causas do Tracoma:
O tracoma é causado pela bactéria Chlamydia trachomatis. Esta é transmitida através das mãos, roupas ou moscas que se aproximam da área ocular.
A doença costuma ser transmitida entre crianças e mães que cuidam delas. É frequente que afete vários membros de uma mesma família.
Sintomas do Tracoma:
A infecção aparece durante a infância, mas não é até a idade adulta que a cegueira desenvolve. A doença progride silenciosamente ao longo de vários anos com a seguinte evolução:
- Inicialmente, se produz a inflamação do tecido que reveste as pálpebras e os olhos (conjuntivite), que vai acompanhada normalmente de secreção ocular.
- Posteriormente, se produzem cicatrizes dentro dos olhos que provocam a inversão da pálpebra.
- Finalmente o roçar dos cílios com o olho provoca mais danos na conjuntiva (pele transparente protetora do olho) e a córnea (parte transparente anterior do olho que serve para focar imagens) até que se produz a opacidade da córnea e a perda de visão total.
- A infecção do olho pode ser acompanhada de inflamação dos gânglios linfáticos justamente na frente das orelhas.
Diagnóstico para Tracoma:
Para realizar um diagnóstico adequado é necessário:
- Exame oftalmológico pelo médico.
- Estudo de uma amostra de raspagem no laboratório.
Tratamento para Tracoma:
Nas primeiras fases, os antibióticos são eficazes para o tratamento do tracoma e podem prevenir as complicações em longo prazo. No entanto, em casos avançados com cicatrização se requer a cirurgia da pálpebra para evitar a cegueira. Se tiver se produzido opacidade córnea ou perda de visão é possível realizar um transplante de córnea.
Prevenção para Tracoma:
Para prevenir a doença a Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou um programa para erradicar o tracoma baseando-se na estratégia SAFE, ou seja, cirurgia, antibióticos, limpeza facial e melhorias ambientais.
A cirurgia previne a cegueira naqueles casos já iniciados. Os antibióticos são úteis para prevenir a progressão da doença. A limpeza facial e as melhorias ambientais são conselhos de saúde pública que evitariam muitos contágios e que já demonstraram ser eficazes contra o tracoma.