Uma doença que afeta diretamente os ossos é a osteomielite, a qual basicamente é uma infecção severa dos ossos causada por bactérias que enfraquecem a medula óssea. Em sua maioria a doença se inicia com uma infecção que pode ocorrer a partir de um corte profundo e, possivelmente, se estende eventualmente até outras partes dos ossos.
Como Atua a Osteomielite em Crianças e Adultos?
A bactéria pode se alojar desde a pele e ir se irradiando para os músculos, chegando a infectar os tendões e ocasionando úlceras nos pés, no caso dos adultos que a sofrem, estes se veem mais afetados na região da pélvis e coluna vertebral; no caso das crianças se apresenta mais em ossos longos.
Como se Propaga a Osteomielite?
A bactéria que produz esta doença é chamada Staphylococcus aureus, com certeza você já escutou esse nome em algum momento da vida. A infecção é produzida por essas bactérias ou fungos que se propagam chegando a corrente sanguínea.
Sintomas e Consequências da Osteomielite:
É importante prevenir este tipo de doença que é muito grave, já que a pessoa que sofre começa a ter fortes dores nos ossos, febre, perda de peso e no pior dos casos, se a infecção não é controlada a tempo, é possível chegar a sofrer uma amputação do membro para evitar a propagação da mesma.
Tratamento Profissional Para Osteomielite:
Esta doença costuma se apresentar mais em crianças pequenas e nos adultos, alguns dos tratamentos que podem ser utilizados para aliviar e curar esta doença são os antibióticos, que atuam de forma rápida e atacam diretamente a infecção.
Por isso, a principal recomendação é consultar um especialista que irá administrar os antibióticos correspondentes. Estes antibióticos costumam ser administrados por via intravenosa para que tenham um efeito muito mais eficaz, já que chegam diretamente à corrente sanguínea.
O tratamento antibiótico é determinado pelo médico mediante uma biópsia óssea, onde se detecta qual é a bactéria ou germe que infectou a área, em seguida, o médico seleciona o antibiótico correspondente para atacar esta infecção. Este tratamento é usado de 4 a 6 semanas para poder dissolver a contaminação. Os efeitos colaterais que produzem esses antibióticos são náuseas, vômitos e diarreia.
Outra recomendação para osteomielite é realizar sessões de drenagem. O médico pode drenar a área infectada, retirando o líquido ou pus acumulado em resposta à infecção. Além disso, em alguns casos se retira objetos estranhos, estes podem ser pregos, parafusos, placas cirúrgicas.
Leia também: "Fortalecer os Ossos – Alimentos Para Fortalecer os Ossos".
Remédio Caseiro Natural Para Osteomielite:
Apesar da existência de tratamentos médicos avançados realizados por especialistas para melhorar a infecção e a qualidade de vida dos pacientes, também existem alternativas naturais como remédios caseiros que ajudam a reduzir a infecção.
Remédio Natural Apenas Com Mel:
Outro remédio para a osteomielite é o mel, já que é antibacteriano e antifúngico. O mel pode ser colocado sobre a ferida, o melhor é que também ajuda a reduzir a dor.
Recomendações Para Osteomielite:
- Em primeiro lugar, para prevenir essas infecções nos ossos é aconselhável ter muito cuidado quando apresentamos uma ferida profunda, é preciso lavar a ferida com bastante água e sabão antisséptico.
- É importante aplicar cremes antibióticos para manter a ferida limpa e afastada de todos os tipos de bactérias.
- Deve ser aplicado sobre a ferida um curativo limpo.
- É importante rever regularmente as feridas para detectar sinais de infecção, quando detectada a tempo a infecção não chegará à medula óssea.
- A ferida deve ser lavada com mãos desinfetadas e com luvas, evitando contaminar mais a área afetada.
- Não é aconselhável a utilização de álcool, é melhor usar água da torneira tratada ou água purificada.
- Por ser essa ferida tão delicada não se deve usar algodão, já que este deixa vestígios que podem piorar a infecção.
- Elimine todos os tipos de restos da ferida, evitando esfregar para não machucar mais.
- Mantenha a área seca.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.