Embora pareçam às mesmas, as feridas labiais (herpes labial), e da boca (aftas) são totalmente diferentes, e é importante poder identificá-las.
As feridas na boca ou aftas são caracterizadas por ser uma bolha que tem um centro amarelo ou branco acinzentado com uma borda vermelha bem definida. Geralmente medem de três a cinco milímetros de diâmetro e aparecem na superfície interna da mucosa dos lábios ou bochechas ou nas membranas do trato digestivo. Estas são substituídas por ulcerações leves que desaparecem sem deixar vestígios.
Enquanto que as feridas labiais (herpes labial) começam como várias bolhas, que eventualmente formam uma grande ferida. São causadas pelo vírus herpes simplex I, aparecem geralmente sobre ou ao redor (parte externa) dos lábios e são altamente contagiosas. Neste caso, a melhor coisa é visitar o médico por ser causada por um vírus, mais ainda se as aparições são frequentes.
Existem diferentes fatores que podem causar aftas bucais como escovação agressiva, próteses dentais mal colocadas, trauma (morder a parte interna da bochecha ao comer), alergias alimentares, estresse, entre outros.
Remédios Caseiros Para Feridas na Boca ou Aftas
Leia também: "Aftas: O Que São e Como Preveni-las".
Dicas Para Cicatrizar Mais Rapido a Ferida na Boca
- Coma apenas alimentos frios, já que os quentes podem agravar as feridas na boca.
- Controlar a tensão emocional é importante porque, embora tenha uma origem desconhecida, os estudos mostram que, às vezes, o estresse pode ser a causa das feridas na boca.
- Tenha cuidado ao escovar os dentes porque pode ferir algumas áreas.
- Consumir iogurte e alimentos que contenham vitamina B, ácido fólico e ferro.
- Evite comer alimentos picantes, salgados ou ácidos.
- Consulte o seu dentista se você tiver próteses dentais ou ponte e sofre constantemente de aftas, já que estas podem ser causadas porque a prótese não se encaixa bem.
Atenção, as sugestões encontradas nesse artigo não possuem base científica comprovada, sendo assim não devem ser substituídas, em hipótese alguma, por um tratamento médico convencional e/ou ao seguir essas sugestões, os sintomas ou condições a que esse artigo se propõem ajudar podem se agravar.