A inflamação das trompas de Falópio se chama salpingite. As trompas de Falópio são dois tubos localizados em cada lado do útero de uma mulher.
Quando um tubo é infectado, geralmente o outro tubo acaba também sendo infectado devido à migração bacteriana através dos vasos linfáticos, que se encontram nas proximidades das trompas de Falópio. A salpingite também se conhece como doença inflamatória pélvica.
O Que Causa a Salpingite?
Uma salpingite é produzida por uma infecção bacteriana, embora também possa ser produzida por doenças sexualmente transmissíveis tais como gonorreia.
Os tipos mais comuns de bactérias que causam salpingite são Estreptococos, Staphylococcus, e Mycoplasma.
Como se Diagnostica a Infecção das Trompas de Falópio?
A salpingite apenas pode ser diagnosticada por um médico. Para isso, será realizado um exame pélvico, a coleta de uma amostra da mucosa vaginal e um exame de sangue.
Tipos de Salpingite
A salpingite pode ser de dois tipos:
- Salpingite crônica. É a forma mais leve de salpingite, mas em alguns casos você pode acabar levando a uma salpingite aguda. Em ocasiões, a mulher pode não saber da existência dessa infecção porque pode ter poucos ou nenhum sintoma que possa ser perceptível.
- Salpingite aguda. Manifesta-se pela inflamação das trompas de Falópio. As trompas excretam o excesso de líquido fazendo com que as paredes internas dos tubos fiquem aderidas entre si. Em alguns casos, as trompas aderem a outros órgãos adjacentes, como os intestinos. Embora não seja muito comum, nos casos mais graves, os tubos se rompem, causando uma infecção na cavidade abdominal grave.
Leia também: "Histerectomia: Tipos de Cirurgia".
Sintomas de Salpingite:
Alguns dos sintomas mais comuns na salpingite são:
- Cor ou odor anormal do corrimento vaginal.
- Ovulação dolorosa.
- Relações sexuais dolorosas ou incômodas.
- Febre.
- Dor em ambos os lados do abdômen.
- Dor na parte inferior das costas.
- Bexiga hiperativa.
- Náuseas e/ou vômitos.
Qual é o Tratamento Para a Salpingite?
A salpingite é uma causa muito comum de infertilidade em mulheres. Se a salpingite não é uma maneira rápida, a infecção pode causar danos permanentes às trompas de Falópio, impedindo que os óvulos sejam fertilizados pelo esperma masculino.
O tratamento salpingite é a terapia antibiótica.