A hipervitaminose se produz quando o nosso organismo possui um acúmulo excessivo de vitaminas. Esta situação pode dar lugar a diversos problemas, os quais dependerão da vitamina em questão que exista em excesso no corpo. Em nosso site de saúde hoje falamos sobre a possível prevenção e tratamento desta condição.
As vitaminas que podem nos levar a sofrer hipervitaminose são A, E, D e K, porque se acumulam nos tecidos. No entanto, as vitaminas C e B, que são solúveis em água, não costumam ser parte deste problema, já que são eliminadas facilmente através da urina.
Tipos de Hipervitaminose:
É realmente difícil sofrer uma ingestão excessiva de vitaminas por meio da alimentação. Além disso, os alimentos que costumamos consumir tendem a produzir precisamente o contrário, que nos faltem vitaminas. É por isso que esta doença é incomum. São principalmente os suplementos nutricionais, que nos levam à ingestão excessiva de vitaminas. Portanto, devemos prestar muita atenção ao tomamos e inclusive procurar o conselho do nosso médico.
- Hipervitaminose A: Pode ser encontrada nos ovos e outros peixes, especialmente. O transtorno leva à dor de cabeça, sonolência, visão turva, vômitos e falta de apetite.
- Hipervitaminose E: Possuem esta vitamina espinafre, azeitonas, amêndoas, amendoins, aspargos, kiwis, tomates e abóbora. Podemos sentir náuseas, diarreia e gases e, inclusive, ter hemorragia.
- Hipervitaminose D: A vitamina D é encontrada na carne, óleos e cereais. Afeta negativamente os ossos, tecidos moles e rins. Os sintomas mais notáveis que perceberemos são constipação, fraqueza muscular, vômitos, irritabilidade, desidratação e, novamente, perda de apetite.
- Hipervitaminose K: Geralmente é a toxidade menos comum, mas pode criar problemas hepáticos e hemorragias. Esta vitamina é encontrada em verduras de folha verde, couve de Bruxelas, cebolas, cenouras, figos e peras, entre outros.
Leia também: "Vitaminas: O Que São Vitaminas e Como Podem Ajudar Seu Corpo".
Prevenção e Tratamento de Hipervitaminose:
O tratamento para qualquer das toxicidades das vitaminas que acabamos de mencionar é simplesmente deixar, em seguida, os suplementos ou os alimentos, se convier, que contenham a vitamina em questão. O normal é que a maioria das pessoas afetadas se recupere completamente, embora seja preciso ter cuidado e consultar o médico se for necessário algum tipo de medicamento. Às vezes pode se complicar e causar sérios problemas.
A prevenção reside em limitar o consumo de vitaminas. Ou seja, não ficarmos obcecados sem necessidade pelo consumo de vitaminas. São benéficas, mas em sua justa medida. Especialmente não devemos tomar suplementos sem consultar um profissional médico que nos dê o seu conselho.
Você já sofreu alguma vez uma condição como a hipervitaminose? Quais medidas de prevenção e tratamento você recomendaria em tais casos?