A cada segundo da nossa vida, o organismo produz prejudiciais radicais livres. E a cada segundo da nossa vida, o organismo produz uma poderosa substância chamada glutationa (abreviada GSH) que combate esses radicais livres e os elimina.
A glutationa também recolhe qualquer substância tóxica (de um contaminado, por exemplo) que encontrou em seu caminho e a escolta para fora do organismo. No entanto, nós queremos saber o que é esta substância maravilhosa? Quais são os seus benefícios para o organismo?
Glutationa: O Que é e Seus Benefícios
A glutationa é um tripeptido; uma proteína pequena formada por apenas três aminoácidos. Moléculas de cisteína, glicina e ácido glutâmico, combinadas nas células para a produção de glutationa.
Dos três aminoácidos necessários para a produção de glutationa, a cisteína é o mais importante, porque contém enxofre, o qual é necessário também para produzir a glutationa. Também é necessário o micromineral selênio para produzir a glutationa.
O organismo, geralmente, contém muita glicina e ácido glutâmico (ou sua prima, glutamina), mas, por vezes, a cisteína e o selênio são escassos. Quando isso acontece, você poderia terminar sem suficiente glutationa para que o organismo se defenda.
Você Tem Alguma Deficiência?
O nível de glutationa diminui de forma natural à medida que envelhecemos. Isso é ruim, porque as defesas contra os radicais livres e as toxinas são reduzidas, e o organismo fica exposto às doenças. Quanto maior o nível de glutationa, menos provável é a tendência para sofrer uma doença cardíaca, diabetes, pressão arterial elevada, e uma grande variedade de problemas.
A glutationa protege os olhos contra os radicais livres e ajuda a prevenir cataratas e outros tipos de cegueira.
O mais importante de tudo, a glutationa melhora o sistema imunológico e ajuda para que funcione com maior eficácia; e isso te mantém saudável, independentemente da idade.
Leia também: "Betaína: Propriedades, Benefícios e Para Que Serve".
Você pode ter baixos níveis de glutationa por muitas razões, além do simples envelhecimento. Poderíamos escrever todo um livro sobre isso, mas por agora apenas vamos dar algumas boas razões:
- Se você está doente com um resfriado forte, tem gripe ou algum tipo de lesão, está produzindo mais radicais livres e estes precisam ser eliminados. Neste caso, o sistema imunológico precisa de glutationa para produzir glóbulos brancos necessários, assim você estará usando a glutationa mais rápido do que produz.
- Se você está exposto a muitas toxinas, a glutationa localiza os resíduos tóxicos no organismo e os neutraliza. Se você está exposto a muitas toxinas diariamente – contaminação, resíduos de fumaça ou, por exemplo, produtos químicos para a limpeza – a glutationa estará muito, muito ocupada, e o organismo estará usando tal quantidade de glutationa para eliminar as toxinas que não ficará muito mais para eliminar os radicais livres.
- Se você tem uma doença crônica, como asma ou artrite reumatoide, então precisa de mais glutationa para melhorar o sistema imunológico e eliminar os radicais livres extras que criam doença. E a deficiência de glutationa piora os sintomas, já que deixa de atacar os radicais livres, o que se torna um círculo vicioso. Para começar, é possível inclusive que falta a glutationa, porque você está doente.
Você pode facilmente entender por que é tão importante se certificar de ter suficiente glutationa no organismo.