A espelta é um cereal que pertence ao tipo de grãos denominados antigos, já que vem sendo cultivada há cerca de 7.000 anos, desde os tempos mais prósperos no Egito e China. Neste último país, também era utilizada para a fabricação de alguns tipos de cerveja. A espelta é uma variedade do trigo, que em algumas regiões se conhece como trigo selvagem ou trigo verde, com o qual é elaborado o bulgur, um alimento muito comum no Oriente que é preparado a partir do cozimento dos grãos de espelta em uma grelha para depois parti-los. Com o bulgur se cozinha o delicioso e famoso tabule, entre outros pratos tradicionais.
A origem da espelta está localizada no Irã, onde foi estendendo o seu cultivo para outras regiões do Oriente. Finalmente chegou à Europa através dos Balcãs e durante a Idade Média, se converteu no cereal com o qual se elaborava o pão para as classes mais privilegiadas da época, enquanto o centeio era o cereal destinado aos pobres.
É um tipo de grão que caiu no esquecimento durante anos, embora recentemente esteja tendo um ressurgimento na nossa gastronomia por suas muitas propriedades saudáveis impossíveis de ignorar.
Na atualidade, o pão é preparado a partir de farinha de espelta adicionando um fio de azeite de oliva durante sua elaboração. Esta é a receita mais comum para este produto, enquanto é verdade que está sendo usado cada vez mais na área da pastelaria e está começando a ser introduzida dentro do nosso café da manhã em forma de ricos cerais ou crocantes barras energéticas. E é que suas quatro propriedades mais notáveis o converterão em um "vintage" indispensável para manter uma dieta equilibrada.
Leia também: "Yacon: Um Alimento Com Propriedades de Emagrecimento".
Propriedades da Espelta:
A espelta também é conhecida como grão antigo, chamado assim porque, como mencionamos anteriormente, sua história remonta até os tempos pré-históricos, onde foi altamente valorizada por antigas civilizações, graças ao seu rico sabor, seu enorme valor nutricional e sua importância em uma dieta equilibrada para uma vida saudável.
De fato, utilizando as quantidades e as combinações apropriadas, a espelta é um excelente substituto das carnes vermelhas, em muitos casos, prejudiciais para o nosso corpo. Uma importante vantagem da proteína dos grãos não refinados da espelta, é que contém uma grande quantidade de fibra e uma percentagem mínima de gordura se o compramos com a carne vermelha. Além disso, são proteínas que estão livres de colesterol e com um elevado fornecimento de minerais, vitaminas e fitonutrientes que a carne vermelha contém.
A espelta se destaca também por ser uma variedade de cereal perfeita para o cultivo ecológico, o que significa que quase todos os produtos da espelta que se oferecem no mercado atualmente, procedem da agricultura ecológica. Cabe destacar que a espelta contém glúten, o mesmo que o trigo comum, por isso não se trata de um produto indicado para as pessoas celíacas.
Benefícios da Farinha de Espelta:
Este cereal milenar fornece uma série de benefícios para a saúde que não podemos ignorar.
- Fornece energia: a espelta possui múltiplas vitaminas e minerais que para nosso organismo são indispensáveis como, por exemplo, as vitaminas do grupo B, que são aquelas que se encarregam de manter o sistema nervoso em ótimas condições. Também trabalham para favorecer o metabolismo, gerando energia. Por isso o consumo de espelta está especialmente indicado para aquelas pessoas que praticam esporte de forma habitual e com certa intensidade.
- Favorece a digestão: consumir produtos preparados com farinha integral de espelta ou grão integral de espelta, ajudará a ter boas digestões devido a sua fácil digestão e seu elevado teor de fibra. Por outro lado, o glúten que este cereal é muito mais solúvel em água que o do trigo comum, e isso é o que faz com que resulte mais leve para o estômago. Assim, a espelta também é apropriada para eliminar a constipação e controlar o peso nas dietas de emagrecimento, já que a sua contribuição de gorduras poli-insaturadas ajuda a combater a obesidade. Tampouco devemos esquecer que a fibra desempenha um papel importante nos níveis de pressão arterial.
- Melhora da pele: introduzir a espelta na alimentação, junto com uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir a acne e ter uma pele mais saudável. Graças ao seu conteúdo em vitaminas do grupo B, ajuda a prevenir o estresse e evitar as incômodas dores de cabeça.
- Reparar os tecidos: a espelta contém magnésio e ácido silícico, que resultam ser nutrientes básicos para o organismo humano e ajudam a reparar os tecidos e fortalecer o nosso sistema imunológico.
Diz-se que a espelta pode ajudar a prevenir doenças relacionadas com o sistema cardiovascular, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer de mama. Assim, por todas essas contribuições que nos oferece este antigo cereal, podemos afirmar que estamos falando, sem dúvida, de um verdadeiro superalimento, que convém deixar entrar em nossas vidas.
O melhor de tudo é que a espelta é um ingrediente muito versátil, já que sua farinha pode ser usada de muitas maneiras diferentes como o trigo comum. Podemos encontrar massas, tipos de pães, biscoitos e outras preparações semelhantes as de costume, mas com o sabor especial da espelta e a adição de seus muitos benefícios. Outra maneira de consumi-la é utilizá-la em grão para preparar seus pratos de sempre, onde, por exemplo, se costuma usar o arroz, ou experimentar temperar saladas ou sopas. Atreva-se a investigar e descobrir novas receitas. Você também pode encontrar a espelta em compostos preparados, para todos aqueles que ela ainda não agrada, mas de qualquer maneira querem aproveitar suas propriedades.