O Que É a Batata?
A batata é nativa das Américas. Para as civilizações pré-colombianas, a batata junto com o milho, foram os nutrientes essenciais na época. Hoje, a batata é, depois dos cereais e a partir do ponto de vista quantitativo, o principal alimento para a humanidade. As características variadas são adaptadas naturalmente para permitir o cultivo em muitos climas e condições. É um excelente alimento, saudável e adequado para uma variedade de serviços culinários.
É muito útil para alimentar as transformações industriais. Nele, você começa com a fécula de batata desidratada, em flocos ou em pó e uma vez que são feitos de diferentes tipos de lanches preparados e guloseimas (como batatas palhas, etc.), sem contar que o amido é um componente essencial de alimentos como salsichas, patês e muitas carnes.
O Que a Batata Fornece Para o Nosso Organismo?
A batata, exceto os carboidratos, é pobre em nutrientes. Contém 75% de água, 20% de hidratos de carbono, 2% de proteína e o resto são minerais como potássio, magnésio e fósforo. Não contém gordura. É rica em carotenoides e ácido ascórbico.
Os hidratos de carbono são considerados de rápida absorção que depende da forma de cozimento. Assim, quando se cozinha a 100°C, a molécula de amido é transformada e promove à digestão, a absorção é mais rápida quando frita ou em purê de batata, o qual, por meio de aquecimento e trituração, as estruturas celulares são destruídas. A batata contém pequenas quantidades de fibras, sobretudo celulose e hemicelulose.
A batata é rica em vitamina C, o problema é que esta vitamina é encontrada principalmente sob a pele, muito se perde na casca, e tendo em conta a sua solubilidade em água, a maior parte do resto da vitamina C é perdida no líquido de cozimento. A melhor maneira de cozinhar as batatas, para que mantenha a maioria dos seus nutrientes é com casca, cozida no vapor ou assada envolta em papel alumínio.
Leia também: "Dieta da Batata Para Emagrecer".
Será Que a Batata Engorda?
Como qualquer alimento depende da quantidade e tipo de consumo. Seu valor calórico pode ir de 85 Kcal./100 gramas. Nas batatas cozidas a 280 kcal ou mais quando em forma de purê (perde água e muitas vezes são adicionados leite ou manteiga) e 500-600 na batata frita (são embebidos em óleo).
Então, para evitar as tão famosas gordurinhas e tornar a batata um alimento nutritivo basta escolher a melhor forma de prepará-la. Opte sempre por não misturar mais de um tipo de carboidrato, ou seja, ao invés de ingerir o arroz com a batata, escolha um dos dois. O excesso de carboidrato pode ser um mal para aqueles que precisam emagrecer.