A dermatite de contato ou eczema de contato é uma irritação aguda da pele causada pelo contato com a mesma substância que provoca uma reação inflamatória na pele. É uma doença de pele comum, que a rigor deveria ser chamado de dermatose de contato ou eczema.
Causas da Dermatite de Contato
- O contato com substâncias irritantes industriais, tais como sprays, ácidos, solventes ou tintas.
- Irritantes naturais, como a hera venenosa e similares.
- Metais destes utilizados em joias, especialmente o cromo.
- Medicação tópica.
- Cosméticos (produtos químicos).
Algumas destas substâncias não produzem sintomas em todas as pessoas que entrarem em contato com elas, apenas pessoas sensíveis as mesmas.
Sintomas da Dermatite de Contato
- Prurido.
- Vermelhidão leve.
- Áreas com uma forte cor vermelha (em casos graves).
- Rachaduras e fissuras na pele.
Leia Mais:"Remédios Caseiros Para Dermatite de Contato".
Como Prevenir a Dermatite de Contato
Evite contato com qualquer substância que causou dermatite irritante no passado. Usar luvas de borracha será de grande ajuda, mas para o suor e a umidade não piorarem os sintomas, devem ser usadas luvas de algodão.
Proteger a pele de queimaduras solares e queimaduras de qualquer natureza.
Tratamento Para Dermatite de Contato
O tratamento eficaz envolve a eliminação de alérgenos e irritantes e evitar outros fatores que precipitam o desenvolvimento da doença, aliviando a coceira e inflamação.
Só use cremes, loções ou pomadas prescritas para sua condição. Qualquer outro produto comercial pode agravar a sua condição.
Aplique um creme ou loção nas mãos durante cerca de 6 ou 7 vezes ao dia. Para qualquer outra parte do corpo duas vezes por dia na hora do banho. Use sabonetes de glicerina, em vez de sabonetes comuns.