Um medicamento é uma substância com propriedades para o tratamento ou a prevenção de doenças nos seres humanos.
Também se consideram medicamentos aquelas substâncias que são utilizadas ou administradas com o objetivo de restaurar, corrigir ou modificar as funções fisiológicas do organismo ou aquelas para estabelecer um diagnóstico médico.
Os medicamentos são utilizados em doses tão pequenas, que para poder administrar a dosagem exata, devem ser preparados de forma que sejam manejáveis. As diferentes maneiras nas quais se preparam (comprimidos, xaropes, injeções, pomadas, etc.) são denominadas formas farmacêuticas.
Os medicamentos não são apenas formados por substâncias medicinais, muitas vezes vêm acompanhados de outras substâncias que não têm nenhuma atividade terapêutica, mas que têm um papel importante. Estas substâncias são aquelas que permitem que o medicamento tenha estabilidade e seja conservado adequadamente. Estas substâncias sem atividade terapêutica têm um papel muito importante na elaboração, armazenamento e liberação de substâncias medicinais chamadas excipientes. Alguns deles são de declaração obrigatória, enquanto que as substâncias medicinais, que são aquelas que possuem atividade terapêutica são chamadas de princípio ativo.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)