O Ambroxol é um medicamento com propriedades expectorantes, pertencente ao grupo dos chamados mucolíticos. Ambroxol é confiável, seguro e de suaves efeitos colaterais, usado para limpar as vias respiratórias.
Para Que Serve o Ambroxol
Ambroxol tem efeito anti-inflamatório e tem um efeito antitussígeno. É utilizado em processos que exigem a expulsão de muco brônquico para impedir a associação nos alvéolos pulmonares.
Ambroxol é indicado para infecções respiratórias, como asma brônquica, bronquite aguda e crônica, pneumonia, laringite, sinusite, rinite, bronquiectasia seca, laringotraqueite, traqueobronquite, entre outros.
O Ambroxol é rapidamente absorvido da boca para o intestino. É comercializado nas apresentações oral e por inalação, pode ser usado sozinho ou em combinação com um broncodilatador. Também pode ser usado com antibióticos por via oral para o tratamento de infecções do tipo brônquica.
O Ambroxol pode ser administrado em comprimidos, solução, xarope ou gotas pediátricas.
Composição do Ambroxol
Cada 5 mL de cloridrato de ambroxol adulto contém:
- cloridrato de ambroxol: 30 mg (equivalente a 27,4 mg de ambroxol)
- Excipientes: ácido cítrico, aroma de abacaxi, benzoato de sódio, glicerol, mentol, propilenoglicol, sacarina sódica, ciclamato de sódio, sorbitol, hietelose e
água purificada.
Cada 5 mL de cloridrato de ambroxol pediátrico contém:
- cloridrato de ambroxol: 15 mg (equivalente a 13,7 mg de ambroxol)
- Excipientes: ácido cítrico, aroma de cereja, benzoato de sódio, glicerol, propilenoglicol, sacarina sódica, ciclamato de sódio, sorbitol, hietelose e água purificada.
Como Tomar Ambroxol
Ambroxol comprimidos deve ser engolido com água, de preferência após as refeições. As cápsulas não devem ser mastigadas.
Para melhorar a eficácia do medicamento tente beber muita água e outros líquidos, a menos que seu médico lhe diga o contrário. A dose apropriada de Ambroxol pode ser diferente para cada paciente.
Contraindicações do Ambroxol
O Ambroxol não deve ser administrado a pacientes com gastrite ou úlcera péptica, pois irrita a mucosa gástrica ou por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Aqueles com doença renal ou hepática, devem reduzir a dose ou aumentar o intervalo de administração do medicamento.
O Ambroxol não pode ser utilizado para aliviar a tosse crônica causada pelo tabagismo, asma, enfisema ou tosse seca.
Esta medicação deve ser tomada com a orientação do médico, principalmente se o paciente teve convulsões ou tem problemas neurológicos.
Efeitos Colaterais do Ambroxol
Ambroxol é geralmente bem tolerado. Raramente ocorre na natureza gastrointestinal efeitos colaterais como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. Alguns desses sintomas podem desaparecer quando o seu corpo se ajusta ao medicamento.
Também pode ocorrer a partir de sintomas alérgicos, tais como prurido, urticária ou manchas vermelhas na pele, boca seca ou salivação e febre, e menos frequentemente erupções cutâneas, constipação, vias aéreas secas.