A coenzima Q10 (CoQ10), também conhecida como vitamina Q, é um dos nutrientes mais importantes que existem para a beleza da pele. Esta vitamina não apenas torna a derme mais jovem, mas também restabelece o relógio biológico da mesma.
A CoQ10 é um poderoso antioxidante capaz de destruir os radicais livres nocivos que foram criados pela luz ultravioleta e é a principal causa de foto envelhecimento, também permite gerar células dérmicas novas, portanto, mais jovens.
A CoQ10 se encontra em forma natural em todas as células do nosso corpo, mas não dura para sempre. O estresse e o envelhecimento vão esgotando os níveis de CoQ10, e esta diminuição afeta a capacidade do organismo para regenerar novas células, razão pela qual a pele perde o seu brilho juvenil com a passagem do tempo.
Se a isto adicionamos a diminuição na função antioxidante e na capacidade de neutralizar os radicais livres, a possibilidade da pele para se manter jovem se vê muito comprometida.
A CoQ10 é um antioxidante lipossolúvel, por isso é capaz de penetrar mais profundamente na pele, razão pela qual tem um efeito direto sobre a regeneração de colágeno. Daí surge o enganoso fato de que o uso regular de um produto com a coenzima Q10 pode proporcionar antioxidantes que protegem eficazmente a pele contra danos adicionais.
É importante ressaltar que o efeito desta vitamina não apenas é visto na epiderme, mas também o exerce nas camadas mais profundas de colágeno. Da mesma forma, o uso regular é fundamental e leva três meses de uso diário para efeitos visíveis.
Quando comprar um creme com CoQ10 é preciso prestar atenção a estes detalhes:
- Muitas vezes, esta vitamina aparece sob o nome de ubiquinol ou ubidecarenona.
- Não existe nenhuma maneira de saber qual é a concentração de CoQ10 que se encontra no produto, a menos que esteja detalhado no prospecto do creme.
- O creme escolhido deve conter vários antioxidantes que funcionem mediante mecanismos diferentes, pelo menos um solúvel em água, assim como outro solúvel em lípidos. Caso contrário, os ingredientes antioxidantes individuais que possa conter, em vez de executar suas funções tornam-se radicais livres.