A hérnia de hiato, também chamada diafragmática, é uma saliência anormal do estômago acima do diafragma e no interior da cavidade torácica.
A hérnia de hiato se diferencia das hérnias abdominais no fato de que não é visível do lado de fora do corpo. No caso da hérnia de hiato o estômago se desloca para cima através do hiato esofágico (orifício através do qual passa o esôfago) do diafragma.
Este tipo de hérnia é mais comum em mulheres do que em homens e trata-se diferente do resto das hérnias.
Uma hérnia de hiato pode ser causada por obesidade, gravidez, envelhecimento ou cirurgia anterior. Aproximadamente 50% das pessoas com hérnia de hiato não apresenta sintomas.
Entre os sintomas se destacam refluxo (normalmente entre 30 e 60 minutos depois de comer) e dor torácica leve devido à acidez gástrica do estômago que alcança o esôfago. A dor e azia costumam piorar quando o paciente se deita. É frequente a presença de arrotos e sensação de distensão abdominal.
O diagnóstico de uma hérnia de hiato é baseado nos sintomas relatados pelo paciente. O seu médico pode prescrever alguns testes para fazer o diagnóstico.
Se for um esofagograma com bário, a pessoa bebe uma solução de bário, que parece gesso branco e ajuda a mostrar qualquer protuberância acima do diafragma em uma radiografia. Atualmente, o diagnóstico de hérnia de hiato se faz principalmente por endoscopia. Este procedimento é realizado por um gastroenterologista (especialista em doença digestiva).
Durante a técnica, a pessoa recebe um sedativo intravenoso e se insere um tubo fino através da boca e o esôfago até o estômago, onde é possível visualizar a hérnia. O procedimento requer cerca de 30 minutos e pode causar algum desconforto, mas geralmente não é doloroso. Costuma ser realizado de forma ambulatória.
Em seguida, apresentamos vários remédios caseiros e naturais para aliviar a hérnia de hiato.
Os ajustes na dieta e de estilo de vida para controlar uma hérnia de hiato são:
Leia também: "Dieta Para Hérnia De Hiato E Sobrepeso".
A intervenção cirúrgica por causa de uma hérnia de hiato apenas é aconselhável em casos muito dolorosos...
Que envolvem perda significativa de sangue, ou nas quais se dificulta seriamente o processo de nutrição. Isso se deve ao fato de que a operação é complexa – se produzem mais de 3% de mortes durante a intervenção - e, na maioria dos casos, os sintomas podem ser aliviados ou inclusive desaparecer mediante um tratamento não cirúrgico.
Quando existe uma hérnia de hiato...
O conteúdo gástrico tende a subir para o esôfago e a posição horizontal facilita este passo. Porque durante a digestão – que costuma durar cerca de três horas – existe uma maior secreção de sucos gástricos, deve ser evitado facilitar a sua presença no esôfago, pois danificam a mucosa das suas paredes.
Que relação tem uma hérnia de hiato com a cor das fezes?
O suco gástrico que passa para o esôfago como resultado da hérnia de hiato ataca a mucosa deste e provoca pequenas hemorragias. Este sangue é digerido, e seu trânsito pelo trato digestivo adquire a cor negra que tinge as fezes. Este tipo de deposição recebe o nome de melena.
Pode ser devido a uma hérnia de hiato a azia estomacal de uma grávida?
Esses desconfortos não começam no início da gravidez, mas quando a futura criança começa a desenvolver e aumentar a pressão interna no abdômen. Se os conselhos médicos são seguidos, os desconfortos serão mínimos e desaparecerão quando, ao dar a luz, se reduz esse excesso de pressão. De qualquer forma, é possível que a hérnia reapareça com uma nova gravidez.
É verdade que os sintomas de uma hérnia de hiato são os mesmos que o de um ataque cardíaco?
Não são exatamente os mesmos sintomas, mas para o paciente que tenha sofrido anteriormente um ataque cardíaco resultam semelhantes. A hérnia provoca uma dor por trás do esterno que pode ser confundida com a pressão causada por uma angina de peito ou um infarto do miocárdio, já que inclusive chega a se espalhar até o braço esquerdo. De qualquer forma, é aconselhável visitar o médico quando existe a suspeita de sofrer uma condição cardíaca. Este efetuará um eletrocardiograma que eliminará todas as dúvidas.
A que se deve a queimação no peito que às vezes sentem as pessoas com uma hérnia de hiato?
A queimação é causada pela irritação que produz o ácido gástrico na mucosa do esôfago. Os antiácidos, ao neutralizá-los, aliviam o desconforto. No entanto, é preferível consultar com seu médico sobre quais produtos utilizar e em que dose, pois o abuso dessas substâncias pode levar a algumas complicações, como diarreia ou alterações na digestão por falta de ácido gástrico. É preferível assegurar que as refeições sejam escassas e frequentes, mastigando muito bem os alimentos, com isso se conseguirá que a produção de ácido não seja abundante e tomar remédios caseiros e naturais sem efeitos colaterais.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.