A hortelã, também chamado de erva-sapo ou erva-virgem, é uma planta da família Labiatae que normalmente alcança até 70 cm de altura.
O caule é reto, robusto e quadrado está coberto com uma densa e macia penugem esbranquiçada. As folhas são grossas, macias, pontiagudas e com margem dentada.
Quanto às flores, estas são pequenas, tubulares, de cor branca e aparecem nas uniões entre as folhas e os caules.
Toda a planta emite um odor agradável que lembra a maçã e pode ser cultivada de forma relativamente fácil em qualquer solo.
A hortelã tem sido uma planta cultivada e apreciada desde os tempos antigos. Seu nome em latim deriva do hebraico marrob que significa uma erva amarga.
Tanto Hipócrates, Galeno como Dioscorides utilizavam, especialmente suas folhas verdes e frescas, como um remédio eficaz contra a tosse e o chiado dos pulmões, assim como as doenças do fígado (icterícia) e do baço.
As folhas e topos floridos contêm saponinas, oxidases, óleo essencial e um princípio amargo, o marrubina.
A hortelã é amplamente utilizada por suas propriedades expectorantes, em doenças do sistema respiratório, já que ajuda a aliviar a tosse, facilita a expulsão de secreções brônquicas e favorece a evacuação. Por isso, a hortelã é usada com sucesso na asma brônquica.
É um febrífugo recomendado em casos de febre tifoide, febres em geral, o qual também reduz a duração e melhora o estado geral.
A hortelã, também, é um bom tônico que atua sobre as funções digestivas e também ajuda o fígado e a vesícula biliar. Tudo isso melhora o metabolismo.
Externamente, a hortelã pode ser empregada em banhos e em fomentos quando se tem dores nas costas ou nas pernas. Além disso, as folhas e as sementes misturadas em forma de pomada e aplicadas em cima da caxumba diminuem rapidamente o seu tamanho.
Com as folhas também é possível preparar uma decocção para curar feridas, e sobre a pele inflamada ou infectada pode-se aplicar compressas quentes ou cataplasmas. Finalmente, a hortelã é um emagrecedor natural, o que não deixa de ser interessante em muitos casos.
Atenção
Não é indicada em casos de insuficiência renal, hipertensão, gastrite e diarreia crônica. Tampouco se recomendada o seu uso durante a gravidez e lactação.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.