O cacau (a cacauatl náhulat), pertencente à família de Sterculiaceae, é uma árvore nativa dos países quentes da América.
Em seu estado natural, esta árvore alcança cerca de 10 metros de altura. Seu tronco é reto, com a casca cinza avermelhada, e a copa é muito espessa e arredondada. Quando jovem, as folhas são grandes, alternas, persistentes, avermelhadas, com os pecíolos estipulados.
As flores são hermafroditas e de cor vermelha, se encontram isoladas ou em grupos, sobre os troncos e galhos velhos.
Esta árvore pesa de 400 a 500 gramas e é uma baga de 20 cm de comprimento e 10 cm de largura, chamada espiga.
A polpa, de sabor ácido, é rosada e contém 20 - 30 sementes de 2 cm de comprimento.
As antigas comunidades mesoamericanas como os maias, veneravam o cacau e o consideravam como "o alimento dos deuses". Atualmente, o cacau, em forma de chocolate, continua a ser um dos favoritos da coletividade.
O cacau é um alimento nutritivo, já que contém magnésio, vitamina B1, ácido fólico, fósforo e potássio.
No aspecto curativo, o cacau melhora o humor por conter feniletilamina, que leva o cérebro a secretar a serotonina e as endorfinas que produzem a sensação de bem-estar, deixando assim bem longe a depressão e a tristeza.
Sua riqueza em minerais o torna especialmente necessário para as pessoas que sofrem de qualquer forma de estresse, tanto físico (por exemplo, uma dor constante) quanto psicológico (preocupações).
O cacau reduz a pressão arterial, devido aos polifenóis que previnem a aterosclerose, uma doença que engrossa os vasos sanguíneos do organismo e afeta a diferentes órgãos e, também, reduz o colesterol LDL graças aos fito esteróis vegetais que possui.
Externamente, a manteiga, que se obtém da sua semente, é ideal para os problemas de pele, tais como pele e lábios ressecados e rachados, estrias e para o cabelo danificado.
Como é bem conhecido, o chocolate se obtém do cacau. No entanto, para que seja benéfico, é importante que o chocolate seja escuro (pelo menos 70% de concentração de cacau) e de sabor amargo.
Recomenda-se a ingestão de um ou dois quadros diários ou uma barra de chocolate escuro semanal. Os bombons, o chocolate ao leite ou em pó deve ter o seu consumo regulado.
Aqueça novamente e mexa com uma colher de pau. Retire do fogo e despeje uma colher de chá de essência de baunilha. Deixe esfriar e armazene em um frasco de vidro de selagem. Aplique diariamente nas áreas propensas a formação de estrias ou nas estrias que acabaram de aparecer.
Receita com Cacau Anti-colesterol: Batida de Chocolate
Ingredientes (2 porções)
Preparação
Misture todos os ingredientes até integrá-los perfeitamente. Tome uma xícara duas vezes por semana.
Batida de Chocolate e Sementes de Linhaça
Ingredientes
Preparação
Despeje os ingredientes em um liquidificador e bata até misturar bem. Tome um copo desta batida 2 vezes por semana.
Receita com Cacau Energético: Batido de Chocococo
Ingredientes
Preparação
Misture todos os ingredientes com exceção do coco ralado. Uma vez misturados, sirva e polvilhe com o coco. Beba um copo desta batida quando se sentir sem energia.
Precauções
Evite o chocolate em caso de enxaquecas.
Evite o chocolate, especialmente o comercial, se você tem tendência ao aparecimento de cárie dentária.
Evite o consumo de chocolate no caso de ter problemas de sobrepeso.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.