O chocolate é um dos alimentos mais amados e consumidos no mundo inteiro. E você já parou para pensar quais são os benefícios do chocolate para sua saúde?
Pois sendo algo tão gostoso fica até difícil de acreditar que ele seja saudável e possa trazer tantos benefícios assim. Sabe aquele conceito de que tudo que é gostoso faz mal para a saúde?
Então, ele cai por terra quando descobrimos que o chocolate deixa de ser um vilão e passa a ser um saboroso aliado à nossa saúde. Quer saber quais são os benefícios do chocolate? Para isso leia o texto até o final.
Quem poderia dizer que um alimento tão saboroso quanto o chocolate possui tantos benefícios para o coração e a circulação?
Em um estudo que foi feito há pouco tempo os pesquisadores descobriram que o chocolate amargo ajuda a recuperar a flexibilidade das artérias e impede que se formem placas de gordura dentro dos vasos sanguíneos.
Nos últimos anos o número de pessoas que morreram por conta de Acidente Vascular Cerebral cresceu bastante, o que causa certa preocupação aos pesquisadores. Pesquisadores na Finlândia descobriram que ao consumir chocolate o risco de derrame diminui.
Os minerais são importantes para a manutenção da nossa saúde e entre os benefícios do chocolate podemos citar o fornecimento desses nutrientes. O chocolate possui minerais benéficos para o nosso organismo como o potássio, zinco, selênio, cobre, cálcio, magnésio e o ferro.
Quando você opta por uma barra de chocolate com 70% de cacau ou até mesmo mais, saiba que ela pode te oferecer até 67% da quantidade de ferro que o seu corpo precisa. Mas é claro que você deve consumir o alimento com moderação, pois tudo em excesso faz mal.
Se você quer reduzir o colesterol ruim de forma prazerosa, que tal contar com os benefícios do chocolate para conseguir isso? Quando consumimos o cacau, o principal ingrediente do chocolate, aumentamos o colesterol bom (HDL) e reduzimos os níveis do colesterol LDL, o famoso colesterol ruim do nosso organismo.
Isso ajuda a diminuir os riscos de doenças do coração. Por isso sempre opte por um chocolate que possui 70% de cacau ou mais para poder usufruir desses benefícios.
O chocolate amargo é um alimento rico em flavonoides, que é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e ajuda a combater também o envelhecimento precoce.
Além disso, os flavonoides ajudam a proteger a pele dos danos causados pela exposição ao sol. Por ser uma fonte de gordura boa, o cacau tem um alto poder hidratante e calmante, formando uma camada de gordura protetora da pele, que preserva a sua umidade natural.
É meio difícil acreditar que o chocolate também seja um ótimo aliado para quem deseja perder alguns quilinhos.
Segundo o renomado neurocientista Will Clower, se uma pessoa consumir apenas um pequeno quadrado de chocolate 20 minutos antes da refeição, são liberados hormônios que fazem com que menos comida seja ingerida.
Além disso, o chocolate reduz o desejo que consumir lanches e doces após a refeição.
Muita gente acha que o chocolate é um vilão para pessoas que são portadoras da diabetes ou que possuam uma pré-disposição para o aparecimento da doença.
No entanto, mesmo que pareça loucura, um dos benefícios do chocolate é melhorar a sensibilidade à insulina por conta do cacau.
Por isso, opte por um chocolate que possua um maior percentual de cacau e consuma com moderação. Isso pode impedir o desenvolvimento da doença ou ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina de quem possui a diabetes.
Os flavonoides, poderoso antioxidante, não serve somente para fazer bem para a pele e humor, seus benefícios vão muito além disso.
Esse antioxidante presente no chocolate é responsável por ajudar a reduzir a perda de memória em pessoas de mais idade.
Além disso, por conter propriedades anti-inflamatórias, o chocolate auxilia no tratamento de lesões no cérebro.
O chocolate é um alimento que contém feniletilamina, que é um composto químico cerebral criado quando nos apaixonamos. Esse composto químico, conhecido como PEA, faz com que o cérebro passe a produzir e liberar endorfina, que é um dos hormônios responsáveis pelo bem-estar.
O chocolate mais saudável geralmente costuma ser um pouco mais caro que o chocolate comum. No entanto, com os benefícios do chocolate que te apresentamos, com certeza vale a pena investir um pouquinho mais nesse alimento para poder ter acesso aos seus benefícios.
Vale lembrar que mesmo sendo algo que faz bem, é necessário que o seu consumo seja feito com moderação, pois se consumido em excesso ele deixa de atuar ao nosso favor e passa a fazer mal à nossa saúde.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.