A escabiose ou sarna é uma infestação causada pelo parasita da sarna que é o ácaro Sarcoptes scabiei, que apenas pode ser visto pelo microscópio.
Este ácaro abre sulcos ou túneis de cor branco acinzentado e lineares por onde avança e aninha sob a pele.
Tudo isto, produz um grupo de manchas ou pequenas vesículas vermelhas que causam um prurido persistente que se intensifica, em particular durante a noite.
Coçar-se aumenta a probabilidade da ocorrência de uma infecção bacteriana. É importante observar que a sarna afeta mais de 300 milhões de pessoas por ano (especialmente menores de quinze anos), já que é de fácil contágio (contato direto de uma pessoa para outra, e através da roupa de cama que esteja infestada por estes ácaros).
Embora não esteja necessariamente associada a uma falta de higiene, é mais comum em pessoas que vivem em instituições, asilos, creches, etc.
Quase sempre afeta as mãos e os dedos especialmente nas ranhuras entre eles, mas também pode aparecer em qualquer parte do corpo, tais como os tornozelos, parte interna dos cotovelos e joelhos, nádegas e área genital e cintura. No entanto, a cabeça não é afetada porque o ácaro não pode se mover em sua pele.
Aplique o gel da babosa ou aloe vera sobre as áreas afetadas.
Aplique, mediante uma bola de algodão, o óleo da árvore do chá nas áreas com infestação de sarna.
Ferva um punhado de raiz de celidônia em um litro de água durante 10 minutos. Em seguida, lave com esta preparação todo o corpo (pescoço até os pés) e, uma vez que a pele está seca, aplique um pouco de azeite preferencialmente de oliva.
Pegue um punhado de cinzas de uma queimada e misture com óleo de amêndoa até formar uma pasta. Aplique na área afetada.
Ferva um punhado de calêndula em meio litro de água durante 10 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Utilize esta preparação para lavar as áreas afetadas, a fim de aliviar a coceira e irritação.
Aplique compressas frias embebidas com infusão (descrita acima) de calêndula.
Esmague um alho cru e depois esfregue diretamente sobre a área afetada.
Outra opção é esmague um alho e, em seguida, adicione duas colheres de sopa de azeite de oliva, misture bem e, em seguida, molhe um pano de algodão com esta preparação. Deixe por meia hora sobre a pele.
Ferva 25 gramas de folhas secas de menta em um litro de água durante 10 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar e coe. Lave todo o corpo com esta infusão do pescoço aos pés.
Trate simultaneamente todos os membros da família e pessoas com as quais convivem ou têm um contato próximo ou íntimo, embora não tenham sintomas nem coceira, porque podem estar já infestados.
Lave as roupas pessoais, lençóis e toalhas na máquina de lavar com água quente e detergente. O que não pode ser lavado deve ser colocado em um saco plástico fechado e deixado nele durante uma semana.
Passe as roupas em alta temperatura, incluse os lençóis.
Aspire estofados, sofás, cadeiras, tapetes, etc., a fim de eliminar os ácaros.
Consuma alimentos ricos em zinco, já que promovem a cura.
É importante consultar um médico principalmente se estiver grávida ou for lactante.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.