A escabiose ou sarna é uma doença de pele contagiosa causada por um minúsculo parasita (Sarcoptes scabiei).
A sarna é encontrada em todo o mundo entre pessoas de todos os tipos de grupos e idades. É transmitida por contato direto com indivíduos infectados e, menos comumente, por compartilhar vestuário ou roupa de cama. Às vezes infecta famílias inteiras. Os parasitas formam túneis, como tocas, dentro da pele onde colocam seus ovos. Estes túneis têm uma forma característica que se parece com um lápis. Os ovos maduram em 21 dias.
A erupção fervilhante é uma resposta alérgica ao parasita. Os parasitas podem espalhar-se mais sobre a pele dos bebês causando grãos ao longo do tronco, ou pequenas bolhas sobre as palmas das mãos e as plantas dos pés. Em crianças pequenas aparecem grãos na cabeça, pescoço, ombros, palmas das mãos e plantas dos pés. Em crianças mais velhas os grãos aparecem nas mãos, pulsos e abdômen.
Evitar o contato com pessoas infectadas ou compartilhar vestuário ou roupa de cama.
Análise e Testes: Exame da pele, que revela os sinais característicos da sarna. Exame microscópico das raspagens da pele retiradas de uma toca.
O objetivo do tratamento consiste em eliminar a infecção, não existindo remédio doméstico conhecido. O tratamento baseia-se na aplicação de cremes e loções por todo o corpo, como Yacutin® (lindano) (ou Kife® loção que será aplicada durante a noite em todo o corpo e lavada pela manhã, durante 4-8 dias e Kife® shampoo que será usado para lavar o cabelo durante os mesmos dias). É preciso, também, mudar e lavar todo o vestuário e roupa de cama. Pode ser necessário tratar toda a família ou parceiros sexuais de pessoas infectadas, mesmo quando não há sintomas presentes.
A coceira (prurido) pode persistir após o início do tratamento, mas desaparecerá se o tratamento continua exatamente como o seu médico prescreveu. A coceira pode ser minimizada por panos frescos e loção de calamina ou Acetaminofenilo.
Leia também: "Remédios Caseiros Para Sarna".
A sarna é incômoda, mas não é uma doença grave. Em indivíduos não tratados pode persistir durante meses ou anos.
Pode causar uma infecção secundária da pele devido à intensa coceira.
Ligue para o seu centro de saúde se tiver sintomas de sarna, ou alguém com quem você tem contato próximo (não necessariamente sexual) foi diagnosticado com sarna ou, se nenhuma melhoria ocorre dentro de 72 horas após o início do tratamento recomendado pelo seu médico.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.