A maioria das pessoas têm sofrido, em alguma ocasião, de queimação e acidez estomacal.
No entanto, apenas quando este ácido sobe para o esôfago, o tubo muscular que conecta a garganta e o estômago, é que se apresenta o refluxo gastresofágico.
Esta situação é causada pelo mau funcionamento da válvula muscular localizada na parte inferior do esôfago (chamada esfíncter esofágico inferior).
Este existe a fim de manter o alimento e os líquidos no estômago, mas quando não se fecha completamente, provoca que estes juntamente com os ácidos responsáveis pela digestão subam até o esôfago. É importante observar que algumas pessoas que sofrem de refluxo têm hérnia hiatal.
A hérnia de hiato afeta o funcionamento do esfíncter esofágico inferior e permite que o ácido e outros conteúdos do estômago subam para o esôfago, causando o refluxo. Veja mais em "Hérnia de hiato".
Coloque uma colher de sopa de camomila em 1 copo de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Tome 3 vezes ao dia, de preferência um antes de cada refeição. Este remédio alivia as membranas mucosas inflamadas ou irritadas do trato digestivo e promove a digestão normal.
Ferva 1 colher de chá de gengibre fresco ou ¼ de colher de chá de gengibre em pó em um copo de água por 5 minutos. Cubra, deixe esfriar e tome uma xícara antes de cada refeição.
Ferva por 10 minutos um punhado de folhas de repolho em um litro de água. Após esse tempo, retire do fogo, escorra e deixe esfriar. Tome esta preparação ao longo do dia.
Misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água à temperatura ambiente e tome ao primeiro sinal de dor ou queimação. Porque o bicarbonato de sódio contém uma grande quantidade de sal, não é recomendado o seu uso em caso de hipertensão ou retenção de líquidos. Da mesma forma, o uso excessivo e prolongado pode causar prisão de ventre ou pedras nos rins.
Adicione plantas digestivas como alecrim, sálvia, louro e tomilho nas refeições diárias.
Consuma diariamente uma fatia de mamão especialmente de manhã. O mamão contém papaína, uma enzima que auxilia a digestão das proteínas.
Ferva três colheres de chá de casca de olmo em 1 xícara de água por 5 minutos. Retire do fogo, tampe e adicione uma pitada de canela. Tome uma xícara antes de cada refeição.
Outro remédio caseiro para combater o refluxo é o óleo de coco, aparentemente, este compreende qualidades bacterianas que lhe conferem reter o ácido do estômago e, assim, controlá-lo.
A medicina homeopática tornou-se uma alternativa para a cura e o tratamento do refluxo gástrico, o homeopata indicará o tratamento apropriado, dependendo do caso. Curando o desconforto produzido pela inflamação do esôfago que provém dos ácidos do estômago.
A couve é muito eficaz para combater o refluxo. Uma maneira de preparar é batendo com um pouco de água e pronto, tome a vontade, você também pode adicionar alguns cubos de gelo ou tomá-lo ao natural.
Consulte um médico apesar dos remédios naturais e recomendações acima expostas, se o problema de refluxo se mantém de forma persistente e prolongada ou se repetem com frequência, já que você pode desenvolver uma úlcera ou até mesmo um câncer de esôfago.
Também é possível a ocorrência de pneumonia ou bronquite, quando o ácido estomacal tem um refluxo e chega aos pulmões da traqueia, normalmente durante o sono. O refluxo também destrói o esmalte dos dentes quando o ácido do estomacal chega à boca.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.