O bruxismo é definido como uma atividade anormal e para funcional (sem fim concreto) dos músculos da mastigação que se realiza de forma inconsciente.
As pessoas com bruxismo (que podem ser tanto crianças como adultos) mantém os dentes em contato durante um longo período de tempo e com uma força que, por vezes, atinge 60% do máximo que se pode exercer na mastigação normal causando problemas nos dentes, articulações e músculos da boca.
São diversos os fatores associados com o aparecimento do bruxismo sendo os mais importantes o estresse, a ansiedade e a posição durante o sono.
Como o bruxismo, muitas vezes, ocorre quando se está dormindo, existem pessoas que não se dão conta que sofrem até que observam:
Desgaste, a superfície oclusal (a que usamos para mastigar e triturar os alimentos) se achata ou inclusive aparecem depressões e subsidência nos dentes. Podem ocorrer fraturas dentárias também.
As gengivas enfraquecem e com o passar do tempo, apresentam inflamação e inclusive mobilidade dentária.
Dores de cabeça, já que as musculaturas, tanto da mastigação quanto da cabeça estão relacionadas e, por isso, é fácil que se produzam dores nas têmporas. Dores no pescoço e nas costas.
Dor ou fadiga na articulação da mandíbula. Não apenas ao comer, abrir e fechar a boca, mas também em repouso.
É importante ir sempre ao dentista. Seu dentista poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso. Essas são algumas dicas para aliviar o problema, mas você deve seguir as orientações do seu dentista.
Mastigue uma maçã, couve-flor ou cenoura crua antes de ir dormir. Isto pode ajudar a acalmar a mandíbula hiperativa e é particularmente útil para as crianças.
Dobre uma toalha facial, mergulhe em água quente, torça e aplique em ambos os lados da face. O calor vai relaxar os músculos tensores da mandíbula.
Coloque um protetor dental para eliminar o hábito reflexo produzido no cérebro. Trata-se de um aparelho que enquanto se usa, evita que os dentes entrem em contato entre si, reduzindo o desgaste dos dentes.
É aconselhável não começar a usá-lo à noite, pois pode interferir com o sono; o melhor é começar a usar várias horas durante o dia, enquanto está realizando alguma outra atividade para se acostumar.
Pratique técnicas de relaxamento para aliviar a tensão de outra forma. Para fazer isso, você pode imaginar que uma bola está na palma da sua mão, aperte lentamente, em seguida um pouco mais forte e, finalmente, relaxe a mão. Você deve repetir o exercício.
A fim de relaxar todo o corpo você pode deitar no chão, com os braços e pernas relaxados e separados. Inspire profundamente pelo nariz retenha o ar por um tempo, depois expulse lentamente pela boca. Faça isso três vezes. Em seguida, realize a respiração abdominal (pela boca) expulsando o ar lentamente pelo nariz, enquanto relaxa o corpo. Repita três vezes. Finalize com várias respirações profundas estendendo e flexionando as extremidades.
Reduzir a cafeína e os carboidratos refinados, como doces, tortas e bolos, o qual ajudará a melhorar a sua alimentação em geral.
Consumir alimentos ricos em cálcio, já que este mineral é eficaz no tratamento de movimentos musculares involuntários.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.