Talvez no seu trabalho, você tenha que permanecer muito tempo de pé e isso te preocupa no momento de engravidar. Muitas mulheres se perguntam: é ruim passar muitas horas em pé durante a gravidez?
Tanto estar sentada de forma contínua como estar de pé sem mudar de posição pode ser arriscado e existem alguns estudos que sugerem que trabalhar muitas horas seguidas de pé poderia aumentar ligeiramente o risco de complicações.
Hipertensão, bebês com baixo peso ao nascer ou parto prematuro foram algumas das implicações de passar muitas horas em pé. No entanto, outros estudos não veem relação entre este ponto e os riscos na gravidez.
É preciso continuar pesquisando, mas o que é claramente aumenta o risco de dores nas costas ou problemas de circulação (varizes, hemorroidas...), que podem tornar muito difícil manter a gravidez, especialmente no final da mesma, por isso vamos dar algumas dicas se você está grávida e passa muito tempo em pé.
É possível que ao longo da gravidez possa combinar com o trabalho e chegar ao final dos nove meses, sem deixar de trabalhar. Mas alguns trabalhos se adaptam melhor as grávidas do que outros e cada mulher é diferente inclusive no mesmo posto de trabalho (de acordo com sua condição física...).
Portanto, se a grávida realiza um trabalho que resulta cansativo (neste caso, por estar em pé durante muito tempo) poderia solicitar a transferência para uma posição mais adequada, se possível.
Também não é certo que a empresa irá conceder, inclusive quando existe algum relatório médico para apoiar esta medida; mas lembre-se que você tem direito e se existe risco para a gravidez poderiam lhe conceder uma licença do trabalho.
A Associação Médica Americana recomenda que as mulheres cujo trabalho envolve passar muitas horas em pé por dia deixem o seu trabalho (na semana 24, se são mais de quatro horas, na semana 32, se você passa de pé 30 minutos de cada hora). Mas essa restrição é demasiada rígida para muitos médicos e, finalmente, dependerá do estado da mãe a necessidade de deixar ou não de trabalhar.
Levando em consideração esses pontos anteriores, não perca estas dicas para as mulheres grávidas que passam muito tempo em pé no local de trabalho para evitar problemas físicos.
Dependendo do trabalho, você pode realizar algumas dessas dicas durante o dia de trabalho, mas se não for assim, não deixe de fazer os exercícios em casa.
Em suma, se você passa muito tempo em pé durante a gravidez leve em conta essas dicas para que isso não afete a sua saúde nem a do bebê. E se ainda assim esta situação te causa mal-estar, as dores são fortes (varizes, costas...) e não desaparecem, consulte o seu médico, sem falta.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.