Os pulmões são essenciais para a nossa vida e, por isso, devemos cuidar dos mesmos. No entanto, muitas vezes esquecemos esse órgão e apenas quando nos resfriamos, temos gripe, etc., é que nos lembramos da sua importância.
Para melhorar a capacidade respiratória e limpar os pulmões, recomendamos uma série de remédios caseiros e naturais como os seguintes:
Faça uma infusão de castanha da índia que consiste em adicionar 1 colher de chá em uma xícara de água que está fervendo. Coe e beba. Este remédio ajuda a melhorar a respiração, especialmente no caso daquelas pessoas que sofrem de asma, tosse> e bronquite.
Ferva um punhado de folhas de eucalipto em 2 litros de água até chegar ao ponto de ebulição. Retire do fogo e tampe. Deixe esfriar apenas um pouco e coloque o rosto a uma distância próxima, mas cautelosa (sem queimar) sobre o recipiente de tal forma que você possa inalar o vapor. Coloque uma toalha sobre a cabeça como uma tenda.
Lave e corte um pedaço de raiz de alcaçuz. Ferva uma xícara de água por 5 minutos. Coe e beba um copo. Este remédio alivia a irritação nas vias respiratórias o que permite respirar melhor. Não tome se você sofre de hipertensão.
Ferva algumas folhas de louro e 1 colher de sopa de madressilva em 1 xícara de água por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Tome 1 a 2 xícaras por dia.
Despeje 1 colher de sopa de tussilagem em um copo de água está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo.
Ferva 30 gramas de flores de verbasco em 1 litro de água por 10 minutos. Após esse tempo, retire do fogo e deixe descansar. Filtre, mediante um pano, e tome um copo por dia.
Despeje 2 colheres de sopa de folhas secas de malva em 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Cubra e deixe esfriar. Coe e beba um copo.
Tome 1 cápsula de óleo de prímula por dia, já que melhora a disponibilidade de oxigênio.
Coloque várias folhas e talos de aipo e um punhado de folhas de agrião, previamente lavadas no liquidificador com 1 xícara de água. Misture brevemente. Coe e beba este suco diariamente.
Inspire pelo nariz sempre, pois isso é fundamental para a oxigenação e também para proteger os pulmões. Desta forma, o ar se tempera nas fossas nasais e não entra nem frio nem quente. Se inalar pela boca, podem chegar aos pulmões impurezas que quando se encontram nas circunstâncias corretas (como uma diminuição das defesas) produzem infecções respiratórias facilmente.
Realize exercícios regulares, pelo menos três vezes por semana. O exercício aeróbico, como nadar, correr, caminhar, andar de bicicleta, é ótimo para "alargar" os pulmões e manter a linha. No entanto, de todos estes exercícios a natação é o melhor para aumentar a oxigenação porque ensina a controlar a respiração de forma rítmica, tomando o ar pelo nariz e soltando pela boca.
Não se exponha desnecessariamente a temperaturas frias. As baixas temperaturas também favorecem as doenças respiratórias, já que fazem as membranas mucosas do nariz, responsáveis de aquecer e limpar o ar que chega aos pulmões se resseque. Por isso, recomenda-se manter a casa a uma temperatura entre 19º e 21 ºC, que é a mais beneficia para a saúde respiratória. Quando se sai à rua, é aconselhável cobrir a boca e o nariz com um lenço ligeiramente para evitar que o ar frio e seco chegue aos pulmões.
Deixar de fumar, já que o tabaco é o principal inimigo dos pulmões. O tabagismo declina lentamente, mas de forma progressiva a capacidade de respirar.
A poluição é uma mistura de gases tóxicos e partículas em suspensão que irritam o sistema respiratório e facilita o desenvolvimento de doenças e infecções respiratórias, crises asmáticas, câncer de pulmão. Por isso, se recomenda não realizar exercícios em lugares onde existe tráfego intenso, já que ao realizar esportes os pulmões se ampliam e pegam mais ar, por isso não convém respirar esse ar tóxico.
Procure atendimento médico se você de repente começa a perceber asfixia realizando uma atividade normal, é preciso procurar um médico.
Uma boa hidratação (beber 8 copos de água por dia) é importante para manter a saúde dos pulmões, já que, caso contrário, você corre o risco de sofrer doenças respiratórias, como asma e bronquite crônica. É necessário também controlar o ambiente doméstico: o ideal é que a umidade seja de 45%. Se a pele ou olhos se ressecam facilmente, é recomendado o uso de umidificadores.
Os estudos têm demonstrado que seguir esta dieta mediterrânea diminui em 50% o risco de sofrer uma doença respiratória porque é equilibrada, com pouca gordura e, especialmente abundante em nutrientes “protetores”.
Como salmão e azeite de oliva, já que tem propriedades anti-inflamatórias que resultam muito benéficas para os pulmões.
É um nutriente que fortalece o sistema imunológico e atua sobre as membranas respiratórias, revitalizando as mucosas.
Como abacate, sementes de girassol, frutos secos (nozes, amendoins, avelãs, amêndoas, etc.), devido ao fato de que é o melhor nutriente para o pulmão porque o fortalece e reduz o risco de doença pulmonar grave.
Porque é um grande desintoxicante, especialmente para os metais pesados e os tóxicos do tabaco. Funciona em conjunto com a vitamina E e ajuda a retardar o envelhecimento orgânico.
Especialmente no abdômen, já que ao ter volume nesta área, eleva o diafragma e aperta o peito. Isso limita a quantidade de ar nos pulmões o que predispõe a sofrer de doenças respiratórias.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.