O pâncreas é uma glândula, sob a forma de martelo ou de um cassetete alongado, localizado na parte superior do abdômen, entre o duodeno e o estômago.
Em um adulto pesa entre 65 gramas a 70 gramas com um comprimento de aproximadamente 18 cm. O pâncreas é uma glândula de secreção mista, porque por um lado desempenha uma função endócrina que consiste em secretar hormônios diretamente no sangue, e por outro desempenha uma função exócrina, ao secretar enzimas que despeja no tubo digestivo.
A porção exócrina é, de longe, a maior parte desta glândula. Fabrica, armazena e conduz o suco pancreático até o intestino.
Estes contêm sais de sódio e quatro enzimas digestivas ou diastases: tripsina, que ataca os alimentos nitrogenados, albuminas e peptonas do quimo (apenas atua misturado com o conteúdo intestinal), uma amilase que atua sobre o resto de amido não digerido pelo estômago, uma maltase que atua sobre o açúcar de maltose e uma lipase que emulsiona quase todas as gorduras e saponifica o resto.
A porção endócrina do pâncreas é representada pelas chamadas ilhotas de Langerhans, que secretam o hormônio insulina. Qualquer doença ou lesão do pâncreas que afeta as ilhotas pancreáticos de Langerhans originará a doença chamada diabetes mellitus, caracterizada pelo aumento da concentração de glicose no sangue.
O pâncreas podem se ver afetado pela inflamação (pancreatite), por tumores e por cálculos (estes localizados principalmente no nível do canal excretor). Algumas das suas alterações estão na origem da diabetes. Por isso, é importante limpar e depurar o pâncreas com remédios naturais e caseiros que atuam de forma preventiva.
A seguir apresentamos remédios para limpar o pâncreas que podem ser elaborados em casa com ingredientes totalmente naturais.
Recomendações: Eliminar o consumo de álcool. Consumir tofu em vez de carne vermelha: se você deseja manter a saúde do pâncreas, é importante não consumir grandes quantidades de carne vermelha, a qual geralmente tem uma grande quantidade de gordura saturada. Por isso, recomenda-se substituí-la por tofu.
Evitar o consumo de bebidas com cafeína. Não fumar. Evitar os alimentos como manteiga, feijão e alimentos picantes. Estes alimentos são conhecidos por resultar na formação de gás e podem provocar irritação no pâncreas.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.