O responsável final do pensamento e movimento produzidos pelo corpo, é o cérebro humano, o que permite que as pessoas interajam com sucesso com seu meio ambiente, através da comunicação com os demais e a relação com outros objetos.
O cérebro é composto de células nervosas que interagem com o resto do corpo através da medula espinhal e do sistema nervoso. Estas células estão relacionadas com os centros cerebrais específicos onde a informação pode ser processada e gerar uma resposta apropriada.
O cérebro está estruturado da seguinte forma:
O córtex cerebral é a maior parte do cérebro humano, e está associado com funções cerebrais superiores, como o pensamento e a ação. O córtex cerebral é dividido em quatro seções, chamadas lóbulos:
Está associado com o raciocínio e o planejamento, e com as partes da fala, as emoções, os movimentos e a solução de problemas.
Está associado com a percepção e o reconhecimento dos estímulos auditivos, da memória e da linguagem.
Está associado com o movimento, o reconhecimento, a orientação e a percepção dos estímulos.
Está associado com o processamento visual.
O cérebro é dividido em duas metades por um sulco profundo, conhecidos como o hemisfério direito e esquerdo, e embora sejam principalmente simétricos, mostrou-se que cada um deles é ligeiramente diferente e têm diferentes funções.
O hemisfério direito está associado à criatividade e o hemisfério esquerdo está associado com as habilidades lógicas, e ambos os hemisférios são conectados pelo corpo caloso.
A estrutura do cerebelo é semelhante a do cérebro, já que tem dois hemisférios e tem um córtex altamente dobrado, o qual está associado com a regulação e a coordenação dos movimentos, a postura e o equilíbrio.
O sistema límbico, também conhecido como o cérebro emocional, se encontra enterrado no cérebro, e contém o tálamo, hipotálamo, amígdala e hipocampo.
É uma massa de substância cinzenta localizada profundamente no cérebro anterior na parte mais alta do diencéfalo e possui funções sensoriais e motoras.
Esta região é parte do diencéfalo, e está localizada abaixo do tálamo. A estrutura está envolvida em funções tais como a homeostase, a emoção, a sede, a fome, os ritmos circadianos, e controle do sistema nervoso autônomo, além de controlar a pituitária.
A amígdala é uma parte do telencéfalo, e se encontra no lóbulo temporal. Está relacionada com a memória, a emoção e o medo.
Esta área está relacionada com o córtex cerebral e está localizada no interior do lóbulo temporal. É importante para o aprendizado e a memória, para a conversão da memória de curto prazo e para recordar as relações espaciais no mundo ao nosso redor.
Sob o sistema límbico se encontra o tronco do encéfalo, que é responsável pelas funções vitais, como respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial. O tronco cerebral é formado pelo mesencéfalo, ponte de Varolio e medula.
O tronco cerebral possui o cérebro posterior e o cérebro médio.
Principalmente, sua mais importante função é controlar e regular os processos motores e sensoriais do corpo.
As funções do tronco cerebral incluem atenção, estado de alerta, a respiração, a frequência cardíaca, a pressão arterial, transmissão de informações e sinais entre os nervos periféricos e a medula espinhal com o cérebro superior e outras funções autônomas, como a salivação, a digestão, a sudorese, a contração e a dilatação das pupilas e a urina, entre outras.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.