Acúmulo de pus causado por uma infecção bacteriana no cérebro.
Idade: afeta todas as idades.
Muitas vezes não é possível encontrar a causa primária de infecção bacteriana que provoca o abcesso do cérebro. Patógenos geralmente alcançam o cérebro por uma de três maneiras:
Estes sintomas geralmente ocorrem durante várias horas. Eles se assemelham aos de um tumor cerebral ou acidente vascular cerebral: dor de cabeça, náuseas e vômitos, fraqueza, dormência ou paralisia de um lado do corpo, ritmo irregular, convulsões, febre, confusão ou delírio, dificuldade em falar.
Leia também: "Abscesso Epidural".
As doenças que reduzem a resistência, tais como diabetes mellitus.
Infecção recente, sobretudo em torno do nariz, olhos e rosto.
Doenças das válvulas cardíacas ou prótese em si.
Consulte o seu médico se você tiver uma infecção especialmente em torno do nariz ou face para evitar a sua propagação.
Se você é um portador de válvulas cardíacas artificiais, ou estiver danificado, deve seguir um protocolo de proteção aos antibióticos contra problemas triviais como a manipulação dentária. Consulte o seu médico.
Diagnóstico
Histórico e exame físico por um médico.
Sangue ou fluido espinhal.
Eletroencefalografia.
Imagem do cérebro por raio x da cabeça de tórax, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Tratamento
O tratamento se concentra na administração de antibióticos, que é inicialmente por via intravenosa (no soro) no hospital. Às vezes você precisa remover cirurgicamente o pus.
Medidas gerais: não existem requisitos especiais.
Medicação:
Seu médico pode prescrever: 4 a 6 semanas de antibióticos para combater infecções (muito importante realizar o tratamento completo), anticonvulsivantes, se necessário. Analgésicos para a dor, se necessário.
Atividade: enquanto você estiver admitido, deve permanecer na cama. Depois de uma convalescença de 2 a 3 semanas pode ser tão ativa como a sua força permitir.
Dieta: normal, equilibrada. Vitaminas e suplementos minerais não são necessários a menos que sintomas de deficiência apareçam ou não possa comer normalmente.
Informe o seu médico se tiver uma febre acima de 38°. Novos sintomas inexplicáveis podem se desenvolver. Os medicamentos usados no tratamento podem produzir efeitos colaterais.
Sem tratamento, convulsões, coma e morte.
Sequelas podem ser permanentes se o tratamento for tardio ou tiver uma doença grave subjacente.
A combinação de antibióticos e de cirurgia para drenar o pus, a cura é muito eficaz na maioria dos casos. Sequelas em pacientes imunossuprimidos podem ser mais graves e mais frequentes.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.