O chá de canela é econômico, saboroso e fácil de preparar e também contém importantes propriedades para a saúde. Possui um bom número de benefícios medicinais da canela que nos ajudam a manter forte e saudável o nosso organismo, promovendo inclusive uma maior atividade cerebral.
Entre os benefícios para a saúde do chá de canela podemos destacar os seguintes:
Uma das grandes vantagens desta bebida é que melhora o funcionamento do estômago, combatendo as digestões lentas e pesadas. Também, combate à falta de apetite e reduz o risco de úlceras no estômago. Também possui propriedades antioxidantes, com as quais contraria o efeito dos radicais livres e evita que a gordura se deposite nas artérias.
Com tudo isso, o chá de canela ajuda a regularizar a glicose no sangue, controlando os níveis de colesterol LDL ou ruim. Desta forma, evita o aparecimento de diabetes.
Recomenda-se incluir este alimento nas dietas de emagrecimento, em grande parte graças ao seu elevado teor de antioxidantes. Além disso, acredita-se que a canela cria calor dentro do corpo, provocando uma reação química que acelera o metabolismo e equilibra a temperatura.
Este processo, chamado termogênese, queima o excesso de calorias. Por outro lado, acredita-se também que, ao reduzir o nível de açúcar no sangue, a canela aumenta os níveis de insulina, o que reduz as células de gordura.
O chá de canela é muito fácil de preparar. Basta ferver uma xícara de água com dois paus de canela, deixe repousar durante 15 minutos e pronto. Recomenda-se consumi-lo em jejum pela manhã.
O chá de canela pode ser um bom complemento para emagrecer de forma natural. Embora seja considerada uma planta aromática bastante segura, é necessário conhecer que tipo de efeitos colaterais e/ou contraindicações possui. Levar em conta esta informação pode ajudar a reduzir possíveis complicações.
O chá de canela possui diferentes propriedades medicinais, uma das muitas que podem ser mencionadas é a propriedade de emagrecimento.
Na verdade, se você beber uma xícara de chá por dia não vai sofrer os efeitos colaterais da canela. No entanto, se o seu consumo é alto, mais de três xícaras por dia, sim, você pode ter problemas de saúde. Leve em conta que existe evidência científica que prova que altas quantidades de canela podem ser tóxicas.
Por esta razão, recomendamos não consumir quantidades excessivas desta saborosa e curativa bebida, durante períodos prolongados de tempo (mais de 6 semanas), se não quiser sofrer os efeitos colaterais do chá de canela.
Sua pele pode se ver ligeiramente avermelhada e inflamada, minutos depois de beber este chá.
Se o seu nariz fica úmido, coça ou lacrimeja seus olhos e também têm erupções cutâneas depois de beber chá de canela, é muito provável que esteja diante de um quadro de alergia a canela.
Tente não beber esta bebida antes de ir descansar, pois alguns de seus componentes naturais têm efeito estimulante.
Existe evidência científica que mostra a existência de um composto chamado glicirrizina encontrado na canela pode causar fissuras na placenta, expondo o feto as toxinas e aos hormônios relacionados ao estresse da sua mãe.
Os altos níveis de hormônios glicocorticoides podem afetar o desenvolvimento do cérebro do seu bebê. Além disso, a cumarina, outro dos componentes da canela também pode ser prejudicial durante a gravidez, se consumida em grandes doses.
Pode desencadear contrações uterinas e adiantar o seu trabalho de parto.
As altas doses de canela podem causar-lhe uma queda de açúcar no sangue. Além disso, o bebê pode ser sensível a esta especiaria.
Neste caso, pode sofrer alguns sintomas que costumam aparecer logo depois de ter tomado o seu leite. Pode chegar a ter gases que lhe provoquem grande desconforto ou simplesmente reagir negativamente ao sabor e aroma de canela diluída no leite. Então, não recomendamos que beba chá de canela durante a amamentação.
Os altos níveis de glucocorticoides que desencadeia a canela no corpo da criança podem afetar o desenvolvimento do cérebro da mesma e também tem sido associado com sofrer distúrbios no comportamento infantil, assim como pode afetar o seu nível de quociente intelectual.
Um dos principais componentes de canela, cumarina, de acordo com investigações científicas realizadas, pode causar danos no fígado se você é sensível a ele, assim como outros distúrbios digestivos de diferentes tipos.
Alguns componentes presentes na canela podem provocar hemorragia interna no sistema digestivo, agravando esta condição.
A canela pode afetar os níveis de açúcar presentes no seu sangue, o que pode ser prejudicial durante e após a cirurgia. Se você vai realizar uma cirurgia e costuma beber chá de canela, deixe de tomá-lo 2 semanas antes da data em que vai realizá-la.
Conhecer tanto as contraindicações como os efeitos colaterais do chá de canela são importante para evitar complicações de saúde. Lembre-se que é necessário o consentimento médico para tomar a infusão de canela ou qualquer outro tipo de chá.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.