As vitaminas são compostos que você deve ter para alcançar um crescimento normal e boa saúde. São necessários apenas em pequenas quantidades e geralmente são encontrados nos alimentos que comemos. A vitamina K é necessária para a coagulação sanguínea normal.
A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, incluindo verduras, carne e produtos lácteos.
Falta de vitamina K é incomum, porém, pode levar a problemas com a coagulação sanguínea e o sangramento é aumentado. É possível que o seu médico possa tratar estes problemas, ao prescrever vitamina K.
A vitamina K é dada frequentemente aos recém-nascidos para evitar problemas de sangramento.
Este medicamento está disponível apenas por prescrição.
Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa uma preocupação especial ou quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.
Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se...
Tome esta medicação exatamente como seu médico orientou. Não tome este medicamento mais ou menos vezes do que foi indicado. Se o fizer, pode causar sérios efeitos indesejáveis, tais como problemas na coagulação do sangue.
Se você esquecer uma dose deste medicamento, tome-a logo que possível. No entanto, se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose esquecida e retome ao seu esquema posológico regular. Nada de doses duplas. Informe o seu médico de quaisquer doses você perder.
Para guardar este medicamento:
Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não armazene no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Calor ou umidade podem comprometer o medicamento. Não guarde medicamentos vencidos.
Leia também: "Sinais e Sintomas da Deficiência de Vitaminas e Minerais".
Diga a todos os médicos e dentistas que atendem você, que você está tomando este medicamento.
Sempre que você iniciar ou parar de tomar qualquer outro medicamento, consulte seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Isto refere-se a qualquer tipo de remédio (sem receita médica), incluindo a aspirina. O uso de outros remédios podem alterar o efeito do medicamento no seu organismo.
Seu médico deve verificar o seu progresso em visitas regulares. Exames de sangue devem ser realizados periodicamente para saber o tempo de coagulação. Isto ajuda o seu médico a determinar a quantidade de medicamento que você necessita.
Os efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:
Menos comuns: em crianças com altas doses, diminuição do apetite, diminuição do movimento ou atividade, dificuldade respiratória, aumento do fígado, o general corpo inchaço, irritabilidade, rigidez muscular, palidez, pele ou olhos amarelos.
Raros: tonturas, cor da pele azulada ou rubor ou vermelhidão, batimento cardíaco rápido ou fraco, aumento da sudorese, pressão arterial baixa (temporária).
Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:
Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuam ou são incômodos, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.
Menos comuns: sabor estranho na boca.
Outros efeitos secundários não mencionados acima podem também ocorrer em alguns pacientes. Se notar qualquer outro efeito, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.