É uma dieta bem restringida em calorias (500 calorias diária) suplementada com uma injeção de hormônio HCG (hormônio gonadotrofina coriônica humana), é um hormônio produzido naturalmente pela placenta durante a gravidez.
Tanto homem e mulheres são aptos a fazer essa dieta, que promete uma perda de peso de até 3 quilos por semana, além de reduzir a gordura em áreas localizadas como coxas, quadris e abdômen. As opiniões sobre essa dieta são controversas, pois seus efeitos colaterais podem ser perigosos.
A dieta HCG foi inventada pelo Dr. Albert Simeons T. em 1954 e se popularizou na década de 70 e nos últimos anos têm voltado com força como uma dieta capaz de reduzir o peso e medidas em pouco tempo.
Essas injeções são aplicadas nas áreas mais problemáticas do corpo (quadris, coxas e barriga) e metabolizam a gordura acumulada.
Quando o hormônio HCG está ativo no corpo, se produz um sistema de liberação da gordura que o corpo começa a queimar essa gordura armazenada, com um consumo de apenas 500 calorias por dia, eliminando a sensação de fome e mal-estar.
Quando uma mulher está grávida, esse hormônio age no hipotálamo, fazendo com que o corpo mobilize as reservas de gordura para fornecer energia que o feto precisa para se desenvolver. Esse mesmo efeito acontece com as injeções aplicadas nas áreas necessárias, mesmo quando a mulher não está grávida, assim como no homem.
A dieta HCG é uma dieta pobre em gorduras e calorias. Geralmente se divide em quatro fases:
Embora não seja necessário, é recomendado fazer uma limpeza no cólon por um período de pelo menos 10 dias antes de iniciar a dieta. Comece a tomar HCG e coma muitos alimentos ricos em gorduras e calorias por dois dias. É muito importante que você não pule esse passo, pois seus níveis de energia poderiam ser alterados negativamente.
No terceiro dia, você deve começar uma dieta de baixa caloria. Você deve continuar esta dieta por três semanas se você estiver querendo perder de 7 a 10 quilos, ou por 6 semanas se pretende perder entre 15 a 20 quilos. Pese-se todas as manhãs e verá a perde entre 450 gramas a 1 quilo por dia.
Coma somente alimentos que mostraremos abaixo. As variações não são permitidas.
Proteínas: duas porções de 100 gramas por de filé de frango, camarão, caranguejo, peixe branco, carnes vermelhas magras.
Para cozinhar a carne, você terá que tirar toda a gordura e pesar antes de cozinhá-la. Não use nenhum tipo de óleo para cozinhar a carne e evite usar especiarias que contenham açúcar, use temperos naturais.
É importante acompanhar essa comida com salada, mas não misture as saladas, ou seja, se você for comer salada de folhas, não combine com tomate. Somente um tipo de vegetal está permitido por refeição.
Dos vegetais permitidos são: Folhas verdes, pepino, tomate, cebola, coentro, espinafre, aspargos, chicória, beterraba, repolho.
Pão: 2 porções diárias, pão integral e tostado.
Frutas: 2 porções diárias. 1 maçã, meia laranja ou 5 morangos.
Bebidas: Você pode consumir o que você quiser: café preto, água com gás, água e chá. Tente ingerir ao menos 2 litros de líquidos diários.
No dia 35, você começa a adicionar mais alimentos a sua dieta, a única coisa é evitar o açúcar por três semanas. É preferível adicionar um tipo de alimento de cada vez, assim você poderá ver como seu corpo reage a cada um desses tipos de alimentos. Você pode voltar a comer laticínios, gorduras boas mas evitar alimentos extremamente doces como mangas, bananas durante essa fase.
Uma vez estabilizado seu peso, você poderá comer normalmente incluindo pães, batatas mas sempre em quantidades moderadas. Você também pode voltar a incluir bananas, mangas mas a ideia é que nessa fase você priorize os alimentos mais saudáveis, já que você está mais acostumado com essa alimentação.
Quando você perceber que aumentou seu peso, saberá o que fez o seu peso subir, assim saberá quais alimentos não são bem digeridos pelo seu organismo e você deverá evitar.
A finalidade da dieta HCG além de perder peso, é conscientizar as pessoas para uma alimentação saudável. Tire um tempo para educar-se sobre as causas do aumento de peso e mantenha esse problema longe da sua vida.
A ideia é que uma vez terminada essa dieta, acabe os problemas problemas de obesidade, mas sempre levando uma vida mais consciente e saudável.
Você pode perder entre 12 a 15 quilos em um mês e eliminar gorduras localizadas. Visto dessa forma parece tentador, mas já sabemos que as dietas milagrosas sempre escondem riscos e nesse caso podem causar sérias complicações, como:
Quando se restringem as calorias apenas a 500, se corre o risco de não fornecer todos os aminoácidos esseciais ao corpo.
Em suma, um perigo latente, embora alguns médicos continuem a recomendar essa dieta para perder peso, no entanto nosso conselho é fazer uma dieta saudável e praticar exercício físico com acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Referêcia Bibliográfica
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.