Progestogênios são usados para regular o ciclo menstrual, tratar a ausência anormal de períodos menstruais (amenorreia) e para ajudar a reduzir o sangramento pesado e uterino anormal. Progestogênicos também são usados para tratar a endometriose, o câncer de mama ou de útero, perda de apetite e peso, bem como a diminuição do músculo em pacientes afetados pela AIDS.
Estes medicamentos também podem ser usados para outras circunstâncias ordenadas por seu médico.
Se alguma das informações e dicas contidas neste artigo de saúde lhe causa uma preocupação especial ou quiser mais informações sobre o seu medicamento e sua utilização, consulte o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico. Lembre-se de manter este e todos os outros medicamentos fora do alcance das crianças e nunca compartilhe seus medicamentos com outras pessoas.
Informe o seu médico, enfermeiro ou farmacêutico se...
Este medicamento normalmente vem com as instruções para o paciente. Leia-os cuidadosamente antes de utilizar o medicamento.
Tome este medicamento somente como prescrito. Não tome mais do mesmo ou tomá-lo por mais tempo do que previsto.
Progestinas são frequentemente administrados com outros medicamentos. Se estiver usando uma combinação de medicamentos, não se esqueça de tomar cada um na hora certa e não os misturar. Pergunte ao seu médico, enfermeiro ou farmacêutico para ajudar você a planejar uma maneira de lembrar de tomar seus medicamentos no horário correto.
Se você esquecer uma dose deste medicamento, tome-a logo que possível. No entanto, se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose esquecida e retome seu esquema posológico regular. Nada de doses duplas.
Para as mulheres na pós-menopausa que estejam tomando cápsulas de progesterona:
Se você esquecer uma dose deste medicamento, fale com seu médico.
Para guardar este medicamento:
Mantenha fora do alcance das crianças. Armazene longe do calor e da luz direta. Não armazene no banheiro, perto da pia da cozinha, ou em outros lugares úmidos. Calor ou umidade podem comprometer o medicamento. Não guarde medicamentos vencidos.
Leia também: "Menstruação Irregular e Fertilidade".
É muito importante que o seu médico verifique o seu progresso em visitas regulares. Estas visitas serão geralmente entre 6 e 12 meses, mas podem ser mais frequentes.
Sangramento vaginal pode ocorrer entre os períodos regulares durante os primeiros 3 meses de uso.
Sangramento vaginal ou atraso ou ausência de menstruação pode ser normal. Não pare de tomar a medicação.
Converse com seu médico se desenvolver hemorragia invulgar e inesperada e mantida durante um longo período mensal ou não ocorrer no prazo de 45 dias após a sua última menstruação regular.
Este medicamento pode causar tonturas em algumas pessoas depois de 1 a 4 horas após tomá-lo. Certifique-se de saber a sua reação com este medicamento antes de conduzir, utilizar máquinas ou executar ações que exigem sua atenção.
Se você acha que engravidou, contate o seu médico imediatamente.
Se você está indo fazer qualquer teste de laboratório, informe o seu médico ou enfermeiro que você está usando um progestogênio.
Os resultados de alguns testes podem ser afetados por esta medicação.
Em alguns pacientes, pode ocorrer sensibilidade, inchaço e sangramento da gengiva. Talvez o uso do fio dental e escovar os dentes regularmente e com cuidado, massageando a gengiva possam ajudar a evitar isso.
Consulte seu dentista regularmente para limpar os dentes. Consulte o seu médico ou dentista se tiver alguma dúvida.
Necessidade de utilizar um outro método contraceptivo durante a utilização de uso de anticoncepcionais se você é sexualmente ativa.
Os efeitos colaterais que devem ser comunicados imediatamente ao seu médico:
Junto com os efeitos necessários, progestogênios utilizados em doses elevadas, por vezes podem causar alguns efeitos indesejáveis, como coágulos de sangue, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais ou problemas no fígado e dos olhos. Embora esses efeitos sejam raros, podem ser muito graves e podem causar a morte. Não está claro que estes problemas são causados pela progesterona. Eles podem ser causadas por uma doença. Obtenha ajuda de emergência imediatamente se houver expectoração com sangue, expelido pela tosse ou dor de cabeça ou enxaqueca súbita ou grave, perda ou alteração da fala, visão ou coordenação, dormência ou dor no peito, braço ou perna, ou inexplicável falta de incentivo.
Outros efeitos colaterais que devem ser comunicados ao seu médico:
Mais comuns: alterações no sangramento vaginal (aumento da quantidade de sangramento menstrual durante os períodos mensais regulares, mais leves ou pesados sangramentos nos intervalos dos períodos, a falta de menstruação), os sintomas da hiperglicemia (boca seca, necessidade frequente de micção, perda de apetite, sede anormal.
Menos comuns: depressão mental, exantema súbito ou pesado fluxo de leite materno.
Raros: dor nas costas, tonturas, rosto cheio e redondo, irritabilidade, depressão mental, diminuição do desejo sexual ou impotência nos homens, náuseas ou vômitos, cansaço ou fraqueza.
Os efeitos colaterais que geralmente não requerem atenção médica:
Estes efeitos secundários podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuam ou são incômodos, verifique com seu médico, enfermeiro ou farmacêutico.
Mais comuns: dor abdominal ou cólicas, distensão ou inchaço do rosto, tornozelos ou pés.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.