Em um homem não circuncidado, a cabeça do pênis está coberta por uma camada de pele conhecida como prepúcio.
A fimose é uma condição na qual o prepúcio se ajusta muito na cabeça do pênis e é impossível empurrá-lo para trás.
A fimose pode ocorrer naturalmente; por exemplo, em crianças menores de quatro anos, quando é difícil levar para trás o prepúcio.
No entanto, em jovens e homens adultos, a fimose é desencadeada devido a uma infecção sob o prepúcio (balanite) ou por outras condições médicas, como diabetes.
A parafimose ocorre quando se empurra o prepúcio ajustado para trás da cabeça do pênis e este fica preso.
Isto pode causar inflamação (inchaço), e a perda de fluxo de sangue na ponta do pênis. Se for impossível empurrar o prepúcio para trás, pode haver sérios danos.
Normalmente, a fimose é indolor; no entanto, um prepúcio muito apertado poderia interferir com a micção (urinar) ou a relação sexual.
Além disso, a fimose poderia dificultar para o homem a limpeza sob o prepúcio, o que o torna mais propenso a infecções da pele nessa área.
A parafimose geralmente provoca inflamação dolorosa do prepúcio e da cabeça do pênis.
A cor púrpura bem escura pode indicar grave falta de fluxo de sangue na cabeça do pênis, o que geralmente indica uma emergência médica.
Um médico pode diagnosticar fimose ou parafimose durante o exame médico.
A fimose pode ser prevenida com uma boa higiene. Isto significa empurrar bem para trás o prepúcio e limpá-lo durante o banho.
A parafimose pode ser prevenida empurrando cuidadosamente o prepúcio para trás. Se existe parafimose, muitas vezes se recorre à circuncisão para prevenir sua recorrência.
A fimose que não causa sintomas não requer tratamento. Isto é particularmente importante nas crianças.
Se a fimose ou outros problemas de micção ou de higiene não são resolvidos, poderiam resultar eficazes alguns tratamentos com certos cremes prescritos, tais como hidrocortisona.
Nos jovens e homens mais velhos com fimose, uma boa higiene e o tratamento imediato das infecções podem ser suficientes para prevenir os problemas.
Em outros casos de sintomas persistentes, é necessário recorrer à cirurgia corretiva (circuncisão).
Em que consiste a cirurgia de fimose? Na eliminação completa do prepúcio, ou, dito de outra forma, circuncisão.
Antes da operação serão realizados alguns testes, como análise de urina ou sangue. Durante a operação será aplicada a anestesia geral, embora seja possível ter alta no mesmo dia.
O prepúcio é eliminado e se sutura com pontos que desaparecem sozinhos.
A princípio terá algum desconforto, especialmente ao urinar. Cuidar do ferimento com água e sabão neutro e cobri-lo com uma gaze ou um curativo para prevenir infecção.
Se existe parafimose e o prepúcio não pode ser empurrado de volta para sua posição normal, o médico pode necessitar realizar uma intervenção de urgência para fazer um pequeno corte no prepúcio ou realizar uma circuncisão.
Vá ao médico se você:
Na maioria dos homens, a fimose não é um problema grave e não requer tratamento. No entanto, não costuma melhorar por si própria.
Como mencionado acima, por vezes, a parafimose é uma emergência médica, pois se não se recorre à atenção médica imediata, o pênis pode ser danificado para sempre.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.