A Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), também conhecida como "morte no berço", refere-se à morte súbita e inesperada de um bebê, que estava aparentemente saudável.
Geralmente ocorre em crianças de um mês a um ano de idade, mas é mais provável que aconteça durante os primeiros quatro meses de vida. Estudos recentes mostram que estes casos são mais comuns em meninas do que meninos, e ocorrem mais durante o outono, inverno e início da primavera.
Um dos principais fatores de risco, é a posição em que o bebê dorme. Até os anos setenta, era comum as crianças dormirem de costas pra baixo e o número de mortes de berço foi baixa. No entanto, após o pediatra começar a colocar os bebês prematuros de bruçus, pois esta posição pareceu melhorar a respiração e reduziu o risco de broncoaspiração, se o bebê vomita. Finalmente, a prática se espalhou para os bebês nascidos no tempo certo.
Embora em 1986, foi comparado as taxas de "morte no berço" em diferentes comunidades, foram encontrados índices mais baixos nos lugares onde as crianças dormiam viradas para cima.
Outro fator que pode levar a essa síndrome, é uma mãe que fuma durante a gravidez (também aumenta o risco do bebê ser prematuro ou ter baixo peso). O risco é duas vezes maior para os bebês nascidos de mães não-fumantes que começam a fumar após o nascimento, e três vezes maior se você fuma durante e após a gravidez. Este risco pode aumentar com o número de cigarros fumados, o mesmo se a mãe e o pai fumam, este hábito não deve estar presente durante a gravidez e nem nos primeiros meses de vida do bebê.
Leia também: "Morte Súbita – Dicas Como Prevenir a Morte Súbita e Suas Razões".
Felizmente, já existem alguns dispositivos, como monitor respiratório de crianças, que podem ajudar a prevenir a morte no berço, em seguida, notificar quando o bebê tem uma apneia (parada respiratória).
O aparelho monitora eletronicamente o detector de movimento respiratório do bebê que é colocado debaixo do colchão. Isso aponta os movimentos com um som e um pequeno foco verde piscando. Não há contato com a pele do bebê.
Se o movimento e respiração do bebê é interrompida por um período superior a 20 segundos, ele soa um alarme alto e uma luz vermelha.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.
Your browser doesn't support HTML5 video.